Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2024

Como o consumismo nos treina para desvalorizar o passado

Imagem gerada por IA (acervo de Easy-Peasy - CC BY 4.0 ) por Carl R. Trueman — 04 de fevereiro de 2024 Perdendo o respeito pelo passado O consumismo pode ser definido como um apego excessivo aos bens e posses materiais, de tal forma que o significado ou valor de alguém é determinado por eles. Essa definição é razoavelmente útil, mas ignora um aspecto fundamental do fenômeno: não é apenas o apego às coisas materiais, mas também a necessidade de aquisição constante delas. A vida é enriquecida não apenas pela posse de bens, mas pelo processo de adquiri-los; o consumismo é tanto uma função do tédio quanto do materialismo grosseiro. O que isso tem a ver com a rejeição do passado? Simplesmente isto: o consumismo baseia-se na ideia de que a vida pode ser gratificante através da aquisição de algo no futuro que não se tem no presente. Isso se manifesta em toda a natureza estratégica do marketing. Por exemplo, sempre que você liga o seu televisor, é bombardeado com anúncios que podem ser de u

5 maneiras ruins de abordar o Antigo Testamento

Imagem gerada por IA (acervo de Lexica ) por Vern S. Poythress — 10 de julho de 2024 O Desafio da Compreensão de Jesus no Antigo Testamento Por que é importante entender o Antigo Testamento? Em duas ocasiões distintas, registradas em Lucas 24, Jesus indica que o Antigo Testamento é sobre ele. A primeira delas ocorreu quando ele encontrou dois discípulos na estrada para Emaús: Então ele lhes disse: — Como vocês são insensatos e demoram para crer em tudo o que os profetas disseram! Não é verdade que o Cristo tinha de sofrer e entrar na sua glória? E, c omeçando por Moisés e todos os Profetas , explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. ( Lucas 24:25–27 ) Mais tarde, ele falou em termos semelhantes a um grupo maior de discípulos: A seguir, Jesus lhes disse: — São estas as palavras que eu lhes falei, estando ainda com vocês: era necessário que se cumprisse tudo o que está escrito a respeito de mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o e