![]() |
[Foto de Andrea Piacquadio em Pexels] |
10 de maio de 2023
Uma mãe é aquela que gera e/ou cria filhos. Referências à maternidade são encontradas em toda a Escritura: concepção (Gn 4:1), gravidez (Lc 1:24), parto (Is 66:7-9), amamentação (1 Sm 1:23). As mães deviam ser respeitadas e obedecidas (Ex 20:12).
A maternidade é um ministério
Mais do que um trabalho ou uma responsabilidade, a maternidade é um ministério. Com certeza, dá trabalho! Significa sacrifício. As crianças não saem de uma linha de montagem, nem são o subproduto de um processo biológico impessoal; elas devem ser criadas com amor por suas mães (2 Tm 1:3-5).
As mães dividem o tempo entre os filhos, mas multiplicam o amor por todos os filhos. A isto acrescentam os cuidados do lar, muitas vezes subtraindo muitos extras para o fazer.
A maternidade ilustra o amor de Deus
Quando o profeta Isaías procurou uma ilustração do amor constante de Deus por Seu povo, o melhor exemplo que pôde encontrar foi a mãe de um bebê (Is 49:15). As mães têm um amor duradouro que nem mesmo as circunstâncias mais difíceis ou a criança rebelde podem ofuscar.
Quando uma mãe abre mão de sua própria vida pelo bem de seu filho, ela é lembrada da profundidade, altura e amplitude do amor de Deus por ela e, de uma maneira única, ela experimenta a verdadeira alegria da maternidade. Esta é uma verdade que transformará qualquer sofrimento ou sacrifício em recompensa e alegria (1 Jo 3:16).
Mães na Bíblia
Há mães carinhosas na Bíblia: Hagar, vagando pelo deserto, chorou por seu filho, e Deus respondeu ao clamor de seu coração revelando um poço de água próximo para saciar a sede dela e de seu filho (Gn 21:16,19). Joquebede desafiou Faraó para salvar a vida de seu filho (Ex 2:1-8). A mãe que apelou para Salomão estava disposta a deixar outra mulher desfrutar de seu filho, em vez de ver a criança assassinada (1 Rs 3:26). Ana era devotada a seu filho, mas voluntariamente o ofereceu ao Senhor (1 Sm 1:27-28). Por outro lado, há mães perversas como Atalia, a mãe idólatra do rei Acazias, que guiou seu filho à devoção ao mal (2 Rs 8:26-27).
Ministrando através da Maternidade
Deus tem um plano para as mães (Ex 2:1-10). O chamado elevado é uma tarefa que consome tudo: pela manhã, você pode ler a Palavra de Deus para seu filho; na hora das refeições, você deve dar atenção às necessidades físicas; como você está fora de casa, você pode ensinar seu filho sobre a beleza da criação; na hora de dormir, você pode orar por seu filho e dar segurança. A recompensa vale o esforço (Pv 31:28).
As mães piedosas são o maior tesouro da nação, as melhores ajudantes do Senhor, e as mais abençoadas entre as mulheres.
----------------------
No texto original, as referências bíblicas citam a Bíblia New King James.
Artigo original:
Motherhood is a Ministry - parte da Woman’s Study Bible
ETIQUETAS
meditação cristã para o Dia das Mães
Comentários