quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

The Blind Boys of Alabama


Olá, pessoas. Depois de um longo período sem postar, estou de volta ao Mural. Sei que o JT tava junto com vocês todo esse tempo, mas eu tava morrendo de saudade de passar por aqui e trocar aquelas idéias com vocês, caros muralistas. E para celebrar o nosso reencontro eu trago um pôster super especial, com as lendas vivas do Blues / Soul / Gospel mundial, The Blind Boys of Alabama.




Celebrados pelo Grammy e The National Endowment for the Arts com o Lifetime Achievement Awards, cantado por dois presidentes na Casa Branca e vencedores de cinco Grammy Awards, “os garotos cegos do Alabama”, em mais de seis décadas extrapolaram todas as fronteiras da música religiosa, levando-a da igreja para o grande público, sem descaracterizá-la de sua força e mensagem. Criado em 1939 por cegos saídos do “Alabama Institute for Negro Blind”, o grupo hoje é formado por Jimmy Carter (seu fundador), Clarence Fountain, George Scott, Joey Williams, Ricky McKinnie, Bobby Butler e Tracy Peirce, quase todos na faixa dos 70 anos de idade, mas com uma vitalidade em suas apresentações que faz uma literal reverência ao nome do grupo “Blind Boys”.

Em 1948 gravaram “I Can See Everybody’s Mother But Mine”, hit famoso entre antistas do R&B e também do rock. Lutaram junto ao amigo Martin Luther King, nos meados dos anos 60, pelos direitos civis. The Blind Boys, já gravaram com Bonnie Raitt, Randy Travis, kd lang, Lou Reed, Peter Gabriel, Charlie Musselwhite, Susan Tedeschi, Solomon Burke, Marty Stuart, Asleep at the Wheel e muitos outros.

Sua música nunca foi preconceituosa, e em sua longa discografia de mais de 70 álbuns, o seu repertório variou, desde a música gospel tradicional, como Amazing Grace e o Salmo 23, e releituras de canções de Bob Dylan (I Believe in You), Tom Waits (Way Down in the Hole) e Ben Harper (I Shall Not Walk Alone). Além de gravações de canções dos Rolling Stones, Prince, Jimmy Cliff, Stevie Wonder e Curtis Mayfield, entre outros. Alémdisso, participaram de trilhas de filmes e seriados de TV famosos nos Estados Unidos. 

O grupo influenciou duas gerações de gospel, soul, R&B e rock, e ainda hoje são referência na música mundial. Com uma energia indescritível, e com interpretações de tirar o fôlego de quem os escuta, Os Garotos Cegos do Alabama mostram como fazer música cristã de qualidade e como torná-la popular ao grande público. Eles são indiscutivelmente um modelo a ser seguido pela música gospel brasileira.

Mas nada que se fale dos The Blind Boys, se iguala a ouvi-los. Então, sem mais enrolação, com vocês, direto do Alabama, “The Blind Boys of Alabama” no Som do Mural. 


 

 

 

 

 

Site oficial: www.blindboys.com

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails