quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A Engenharia e a História

A Engenharia é uma ciência exata, certo? E a História é uma ciência humana, né não? Logo, uma não depende da outra ou não guarda nenhuma relação com a outra! Será?

Não sei até que ponto o texto abaixo é verdade, mas ele tá aí pr'ocês. Quem quiser pesquisar a veracidade dos dados, sinta-se à vontade.


Aqui está o mais puro exemplo de como temos, muitas vezes, de nos adaptar a atitudes tomadas no passado:

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.
Por que esse número "mágico" foi utilizado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas, e, como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.
Por que os ingleses usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças, antes das ferrovias, e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

Qual o porquê dessas medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? A distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham esta medida. E por que tinham esta medida? Porque essas estradas foram abertas pelo antigo Império Romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas. E por que as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar duas nádegas [cê sabe o que é nádega, né?] de cavalos!

E, finalmente...
Os ônibus espaciais americanos, chamados de Space Shuttle, utilizam dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém, tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão:
O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho das nádegas do cavalo da Roma antiga.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ócio

Hoje vamos de notícia - e notícia de grande utilidade. São razões convincentes para a prática do ócio (o "não fazer nada"). Só tenha cuidado pro seu tempo ocioso não se transformar em sedentarismo! :-))

Ócio: o prazer de não fazer nada

Por EFE / María Jesús Ribas

Não fazer nada, "faz muito" em matéria de saúde física, mental e emocional, e além de singela e prazerosa, certa dose de inatividade pode acabar sendo terapêutica. Para alguns psicólogos o ócio é uma das necessidades básicas do ser humano, da mesma forma que beber, comer, ter relações sexuais, evitar o perigo ou se autoafirmar.

Alguns especialistas afirmam que o tempo livre é um marco para se abandonar ao puro lazer. Assinalam que o fato de "não fazer nada" é um exercício de criatividade, porque consiste em fazer o que dá vontade em uma pessoa, ao contrário do que é imposto ou proposto por outros.

Curiosamente, é muito difícil permanecer inativo, pelo menos para os seres humanos, já que eles têm certa impossibilidade fisiológica de não fazer nem pensar nada. Seu cérebro está sempre ativo, inclusive quando em máximo repouso, e sempre se está fazendo ou pensando algo, embora não esteja trabalhando ou ocupando o tempo "produtivamente".

Cada pessoa pode dedicar o ato de "não fazer nada" ao que preferir, desde ver televisão, ler um livro ou escutar música, até arrumar o quarto, dar um passeio, ir ao cinema, ou ir à barbearia: a questão é relaxar, fazer o que estiver fazendo da maneira mais tranqüila possível.

Segundo especialistas, quando o cérebro registra que haverá um tempo livre e relaxante, se produz uma sensação de prazer e tranqüilidade prévios, como se já se vivesse nessa situação, e a mente e o corpo descansam por antecipado. O sociólogo e escritor italiano Domenico de Mais fala ainda de um tipo de tempo livre que ele chama de "ócio criativo", onde trabalho e lazer se misturariam para criar um ambiente de bem-estar, onde trabalho, jogo e aprendizado andariam lado a lado.

O lazer mais terapêutico
Para que a inatividade seja saudável, é preciso entendê-la como um momento que está sendo investido na própria saúde mental, em si mesmo, ao invés de se sentir culpado por perder tempo. Além disso, é preciso procurar aprender a ficar "a sós consigo mesmo" e concentrar-se nas próprias sensações.

Se você conseguir não fazer nada durante pelo menos 30 minutos ao dia, não só começará a se sentir melhor, mais descansado e menos estressado, mas receberá uma série de benefícios, por quê?

» Você se tornará mais criativo. Em estado de relaxamento, a mente está livre e menos pressionada para descobrir novas opções e ter melhores idéias, que quando está em uma atividade permanente e acelerada.

» Você se relacionará melhor com os demais. Freqüentemente, por estarmos imersos em nossos problemas, as outras pessoas nos passam despercebidas, inclusive os de nossos entes queridos. Ao libertar-nos da pressão, nos contactamos com aquilo que deixamos de lado.

» Você terá mais energia. Após desfrutar de um descanso reconfortante, seu próprio organismo "lhe pedirá" mais atividade, que poderá ser enfrentada com mais vigor.

Fonte: Yahoo! Brasil Notícias

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Leis estranhas mundo afora

Olá, pessoal! Desculpe-nos pelo tempo sem postagens. É que o blog está passando por mudanças e pode até mudar de endereço em breve. Enquanto isso não é definido, continuemos por aqui, então.

Segue abaixo uns exemplos de leis esquisitas e curiosas de vários países ao redor do mundo tiradas do Guia dos Curiosos. É cada coisa que inventam!!

Arábia Saudita

» Meninas e meninos só estudam juntos no primeiro grau, até mais ou menos os 12 anos de idade. Depois vão para escolas e universiades distintas para homens e para mulheres.
» É ilegal beijar um desconhecido.
» As mulheres não podem dirigir carros.
» As mulheres são proibidas de aparecer em público, a menos que estejam com alguém da família ou com um tutor.
» Não é permitido praticar outra religião que não o islamismo.
» É ilegal importar qualquer livro que contenha símbolos cristãos como a cruz.
» De Jiddah para Ryadh existem 2 estradas: uma para os muçulmanos e outra para os "infiéis". Se um muçulmano estiver acompanhado por um "infiel", é pedido a eles que usem a estrada para infiéis.

Austrália

» Crianças não podem comprar cigarros, mas podem fumá-los.
» Você nunca deve deixar as chaves do carro dentro do veículo se não houver ninguém dentro dele.
» É ilegal andar na mão direita de uma trilha.
» Táxis precisam carregar um pacote de feno no porta-malas.
» A idade permitida para iniciação sexual é 16 anos, a menos que a pessoa esteja aos cuidados de uma outra pessoas com mais de 18 anos.
» É ilegal vestir calças cor-de-rosa depois de meio-dia de domingo.
» Você deve ter uma proteção de joelho na sua roupa de banho para poder nadar em Brighton Beach.

China

» Para freqüentar a escola você deve ser inteligente.
» Se você tiver mais de um filho, paga uma multa.

Estados Unidos

Em Idaho
» É proibido comer carne de cobra.
» Não é permitido pescar montado no lombo de uma girafa.

No Arizona
» É crime chutar uma mula.
» Em Phoenix, os homens devem usar calças quando entram na cidade.

Em Missouri
» Em Saco, chapéus que podem causar sustos são proibidos.
» As mulheres que participam de júris na cidade de Mexico não podem tricotar durante a audiência.

Na Geórgia
» É proibido dar uma tapinhas amigável nas costas dos outros.
» Em Atlanta, não é permitido que pessoas fedidas andem de bonde.
» É preciso uma ótima desculpa para um homem abraçar uma mulher em Macon.

Em Minnesota
» É proibido pendurar roupas íntimas de homens e mulheres no mesmo cabide.

Na Flórida
» Os policiais são proibidos de fofocar em horário de serviço em Key West.

Israel

» Erguer um porco em solo israelense resultará na morte do animal.
Em Arad
» Não é permitido que advogados alimentem animais em locais públicos.
Em Haifa
» É proibido levar ursos à praia.
Em Kiriat Motzkin
» Não são permitidas vozes altas ou luzes fortes durantes os finais de semana.
Em Ramat-Hasharon
» É proibida a criação de cães da raça Rotweiller.

Itália

» É ilegal a prática do charlatanismo.
» Um homem pode ser detido se estiver vestindo uma saia.
» Bater em alguém com o punho é considerado um crime grave.

Suíça
» Roupas não podem ser estendidas para secar aos domingos.
» Você não pode lavar seu carro aos domingos.
» É proibido cortar a grama aos domingos, pois isso faz muito barulho.
» É ilegal dar a descarga da privada depois das 22h se você mora em apartamento.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Os provérbios populares e a Bíblia

Observe a seguir a origem de alguns provérbios populares. Você verá que eles não surgiram da sabedoria do povo, mas sim foram extraídos da sabedoria contida na Bíblia.

Exemplos:

POVO:
“imita a formiga, viverás sem fadiga.”

BÍBLIA:
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso: olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Pv 6:6).

POVO:
“quem com ferro fere, com ferro será ferido” , ou: “olho por olho, dente por dente”, ou ainda: “quem com ferro mata, com ferro morre”.

BÍBLIA:
“Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente: como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará” (Lv 24:20).

POVO:
“os últimos serão os primeiros”.

BÍBLIA:
“Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros” (Mt 19:30).

POVO:
“Adão precisa ter uma Eva, a quem acuse de seus próprios erros”.

BÍBLIA:
“Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi” (Gn 3:12).

POVO:
“cada um colhe aquilo que semeia”, ou: “quem planta, colhe”.

BÍBLIA:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6:7).

POVO:
“o fruto proibido é o mais apetecido”.

BÍBLIA:
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela” (Gn 3:6).

POVO:
“quem dá aos pobres empresta a Deus”.

BÍBLIA:
“Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício” (Pv 19:17).

POVO:
“a César, o que é de César”.

BÍBLIA:
“E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição? Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:20-21).

POVO:
“atirar a primeira pedra” (condenar o outro sem olhar as suas próprias culpas).

BÍBLIA:
“E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela” (Jo 8:7).

POVO:
“Lavar as mãos” (não assumir as responsabilidade).

BÍBLIA:
“Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso” (Mt 27:24).

POVO:
“arco da velha” ou “história do arco da velha” (história ou coisa espantosa, extraordinária, surpreendente, inverossímil, absurda etc.) O arco da velha refere-se ao arco-íris que aparece na antiga história bíblica de Noé e do dilúvio, e que faz parte da Velha Lei ou Velha Aliança (do Velho Testamento).

POVO:
“rua da amargura” , ou: “arrastar para a rua da amargura”, ou ainda: “levar a cruz ao calvário” (concluir com resignação uma tarefa árdua, conseguir vencer as procelas da vida).

BÍBLIA:
“E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota” (Jo 19:17).

Jaime Nunes Mendes

Fonte: Rádio Melodia

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Leia a bíblia on-line com comentários

Há vários sites por aí que disponibilizam versões da bíblia para leitura on-line, mas o Bíblia On-line, um site da igreja Adventista, disponibiliza a Almeida Revista e Atualizada (RA) e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) com alguns comentários.

Na verdade, os cometários são feitos a respeito de certas palavras do texto bíblico, mas ajudam a esclarecer versículos e passagens bíblicas.

Para acessar a bíblia é só clicar no item Pesquisa Bíblica, na tela inicial, e, na próxima tela, em Bíblia OnLine.

Ainda há lá a bíblia em mais 10 traduções (versões do espanhol, inglês, hebreu/grego [ou seja, os textos originais], alemão, italiano e francês).

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Quem somos

Ampliando a discussão a respeito de quem somos, tema da pregação do culto da última quinta-feira, segue, como sugestão, três textos sobre esse assunto. Um deles encontra-se transcrito a seguir.


VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É? JESUS SABIA QUEM ELE ERA.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12

Este texto é um dos mais claros da pessoa de Jesus. Ele sabia quem Ele era e também porque veio a este mundo. Ele disse: "Eu sou a luz do mundo!" Ele tinha que iluminar as outras pessoas e estas dependiam d’Ele.

Se você não souber o motivo pelo qual nasceu e está vivo, ou o que você é, você não irá conseguir ter uma vida com propósitos. Se soubermos quem somos é mais difícil sermos influenciados.

I) Quando sabemos quem somos, nos tornamos pessoas de presença marcante, com características definidas.

II) Quando sabemos quem somos, sabemos também a quem devemos agradar.

"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." (João 5:30)

Devemos agradar a Deus. Podem surgir tentações, tribulações, mas como sabemos quem somos, nos desvirtuamos da aparência do mal.

III) Estamos aqui de passagem.

Um dos dias mais tristes da minha vida foi quando eu estava em Madri e vi vários jovens se drogando; também vi esta cena em Genebra, na Suíça – centenas de jovens. Me entristeci muito por vê-los sem direção e propósito. No meio daquela cena deplorável, conheci uma jovem que havia lido um dos meus livros e conversando ela me falava de como o Senhor Jesus havia restaurado sua vida. Aquelas palavras foram como uma Coca-Cola no deserto.

Se tomarmos caminhos que não são os de Deus para a nossa vida, estamos fadados ao fracasso, ao infortúnio...

Respondeu Jesus, e disse-lhes: "Ainda que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde vou". (João 8:14)

Jesus diz neste texto que sabia quem era, de onde veio e para onde ia. Deus nos coloca em determinados lugares e nos dá o dom para usarmos com eficácia e obter vitórias na vida.

Irmão, pare e reflita; o que você quer para a sua vida?

IV) Jesus estabeleceu metas (Lc 4:42)

Jesus sabia quem Ele era, a quem veio agradar; tinha objetivos claros e as pessoas queriam tirá-lo do caminho para que Ele não cumprisse seu propósito. A multidão não conseguiu tirar Jesus do seu objetivo. Uma das características de Cristo que garantiram a salvação de todo aquele que crê é a perseverança em seus objetivos.

Quem é você?

Eu não estou perguntando seu nome. Estou perguntando quem é você. Você sabe onde possui fraquezas e fica brincando com isso! Quem é você? A quem você quer agradar? Para onde vai? Para o inferno, para as garras de Satanás? Ou para os braços do Pai? Para onde você está indo, meu jovem?

Qual a sua meta aqui nesta terra? A multidão está te tirando da meta? Jesus não se deixou levar por ela e cumpriu seu objetivo. E você?

O que Deus planeja para você é sempre o melhor!

Jorge Linhares
Pastor da Igreja Batista Getsêmani
(extraído desse site aqui)


Os outros dois textos são:
» Quem é você?
» Quem é você e quem é o seu Deus?

Vamos lá descobrir quem somos!
Related Posts with Thumbnails