quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O novo retrato da fé no Brasil

Esse aí acima é exatamente o título da matéria de capa da revista IstoÉ mais recente. Ela é baseada em dados recentes captados pela Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e pelo IBGE, e revela, por exemplo, que já existem evangélicos não praticantes em nossa nação. Sim, isso mesmo!
 
Capa IstoÉ 2180 Um dos focos da reportagem é a migração entre as religiões e também entre as denominações cristãs. Nela você vai até encontrar dados condensados na forma de tabela mostrando as razões pelas quais homens ou mulheres resolvem mudar de credo. Não é uma matéria lá muito imparcial, visto ser perceptível que na hora de usar exemplos seu autor pareceu primar pelos piores – os mais grotescos, mais escandalizadores, mais capazes de sujar a imagem tanto da fé em geral como da fé cristã – numa tentativa de mostrar que, creio eu, se existem várias manifestações de fé dizendo-se verdadeiras, logo nenhuma é verdadeira e aí cada um segue a que mais lhe convém. A fé é retratada do ponto de vista de alguém externo a ela – o de um incrédulo, foi o que percebi.
 
Ainda assim, vale a pena ler o texto para ver os dados estatísticos e conhecermos melhor a realidade em que vivemos, refletirmos sobre o rumo do cristianismo no Brasil e sobre que tipo de resposta temos realmente a dar à nossa nação e ao mundo. Será a resposta da visão trazida pela Missão Integral? Será a do evangelho de Jesus e de sua graça ou a do evangelho dos homens e de suas doutrinas humanas?
 
Não deixe de ver o vídeo no início da página, uma entrevista com um ex-pastor que hoje é pai-de-santo!
 
CLIQUE AQUI e acesse o texto completo.
 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails