sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

e-Sword - bíblia eletrônica

 
e-Sword Home
 
 
"The Sword of the LORD with an eletronic edge" (A espada do SENHOR com um gume eletrônico) é o que diz a tela de abertura do programa e-Sword (www.e-sword.net).

Mais do que uma bíblia eletrônica, o e-Sword é um software para leitura e estudo das Escrituras.

O programa vem somente com a bíblia do Rei Tiago (King James) [KJV], que está em inglês antigo, mas você pode baixar bíblias em vários outros idiomas. A versão João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada (ARA) está disponível, por exemplo.
 
 
Screenshot do e-Sword
Janela principal do programa. Veja outras imagens (inclusive em tamanho maior) acessando o site.
 

É possível agregar à biblioteca do programa várias outras bíblias, dicionários bíblicos, uma enciclopédia bíblica, comentários bíblicos (tem até os comentários de Matthew Henry), mapas, devocionais e alguns extras (livros, por exemplo). A desvantagem do programa para quem não fala inglês é que tudo nele encontra-se nesta língua, com exceção da bíblia de Almeida mencionada acima.

O e-Sword ainda permite escrever notas de estudo e fazer buscas no conteúdo da bíblia.

O bom da bíblia do Rei Tiago que vem no programa é que cada palavra/expressão em inglês está associada à exata palavra/expressão correspondente no texto original em hebraico (Antigo Testamento) ou grego (Novo Testamento). Essa correspondência está lá graças à incorporação do Dicionário de Strong e ela é acompanhada de comentários sobre todas as possíveis traduções para a expressão/palavra. Dessa forma, dá pra saber o significado de vários nomes bíblicos de pessoas e lugares, tirar dúvidas sobre as traduções das bíblias de Almeida e por aí vai.
 
 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails