Pular para o conteúdo principal

Enquanto caminho...

Olá, pessoas! Deem as boas vindas ao mais novo colaborador do Mural, o missionário Amilton Joaquim! É isso aí. A partir  de hoje, o meu mano Amilton, vulgo Kryptoniano, vai nos presentear com seu olhar sobre o mundo, a vida e nosso relacionamento com o Pai Criador.

Se a frase "Deus está no controle" pode ser aplicada a alguém, uma destas pessoas é o Amilton, afinal, como ele mesmo afirma: " ...não existe outro sentido na vida senão dar a vida para Jesus. E entregar a vida para Ele é ser desafiado a entregar a vida aos outros..." .

Amilton é missionário da JOCUM Maceió, e é casado com a missionária Alba. Ambos residem em Marechal Deodoro Alagoas.
 





O mundo gira em uma velocidade acima do permitido por nossos sentidos, acelera antes mesmo que tenhamos compreendido o que deveria e logo estamos diante de um novo desafio. Não poderia ser diferente, mesmo porque o tempo nenhuma satisfação nos deve. Contudo, a despeito da pressa do pano de fundo de nossa existência, é possível ver que algumas coisas mudaram desde que eu era quem não sou hoje, situações moldaram minha vida.

Para novas perguntas, novas respostas. Em uma de suas cartas, o apóstolo Pedro diz que devo estar sempre pronto a dar razão de minha esperança (I Pe 3.15). E é a isso que quero me deter agora. Creio que me passaram os dias de viver como aquela mulher samaritana que tinha um problema, a meu ver, maior do que o de ter maridos alheios, ela padecia da doença que mata muitos cristãos pelo mundo a fora: adorar o que não conhece (Jo 4.22). Quero conhecer mais e mais aquele que me sustenta e com quem vou morar para sempre. Ninguém teria coragem de morar com uma pessoa desconhecida, mas todos querem morar no ceu, a casa de um Deus que poucos conhecem, pois se conhecessem já não seriam vítimas dessa vida finita (Jo. 17.3).

Falam por aí que a fé é para os fracos, para os que precisam de muletas ou desculpas para fugir da realidade. Afirmam ser a fé a fantasia dos alienados, uma crença em um deus criado para controle social. Condenam-me, imputando-me o crime de não acreditar na capacidade humana, a ponto de criar um ser não humano para controlar o mundo. Falam, falam e nada escutam, pois fecharam os olhos e taparam os ouvidos enquanto eu falo, mas vou falar, pois tenho aprendido a fazer uma oração similar a de Jesus no getsêmane: “Pai, afasta de mim esse cale-se”

Minha fé não serve para afirmar, ou mesmo justificar minhas impossibilidades, mas, serve sim, para aumentar minhas possibilidades e faculdades de fazer o bem. Acredito no homem como um ser criado para fazer o que é bom e justo, mas que se perde no caminho de si mesmo e dificilmente encontra o outro como ele realmente é, enquanto caminha para a virtude. Dessa forma, acredito que o encontro com Jesus torna o homem mais humano, leva-o para mais perto de seu propósito, enquanto ganha o teomorfismo (Rm 8.29).

Por certo há quem apenas sirva a Cristo por medos interiores, por medo do inferno, pela tradição familiar, ou até mesmo para fugir de suas responsabilidades enquanto ser pensante; chamaria esses de desinformados, noviços ou até mesmo pseudocristãos. Há até quem não mais acredite no ser humano. Declaro, portanto, que acredito muito no ser humano, acredito em sua força, em sua capacidade de fazer o que é bom, acredito no seu potencial de reverter situações difíceis e de vencer barreiras quase que intransponíveis. Mas, acima de tudo, acredito em um ser humano que pode ser mais humano, que pode ir além de suas impossibilidades, que pode potencializar sua força, que pode superar suas crises internas: este é o ser humano que estar mais perto de Deus e que tem um relacionamento com Jesus, Seu filho.

Prefiro apoiar-me em Deus a depender de boas ações de um ser humano que, apesar de todo potencial, sofre com os desejos incontroláveis, luta por uma igualdade enquanto é desigual, trai o amigo com um beijo, lava as mãos quando deveria “sujá-las” e suja quando deveria lavá-las. Penso que o grande problema do homem que não se aproxima de Deus consiste em não poder apresentar nada de justo diante daquele que é a própria justiça.

Minha esperança não está em expectativas futuras de um homem que sabe muito e faz pouco, mas em um Deus que existe antes mesmo que eu acredite nEle, e que me faz saber que eu posso ser bem mais humano do que sou, pois apesar de não ter nada mais complicado do que ser humano, nada substitui a sensação de fazer exatamente aquilo que se deveria. 

Amilton Joaquim



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei