terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tenho medo da Globo Gospel


Não existe nada tão ruim que não possa piorar. Certo, a frase não é original, mas ela nunca fez tanto sentido como agora. Os “gospel” estão em festa, a poderosa Babel rendeu-se a seus pés, o território do inimigo foi invadido, e agora é só uma questão de tempo até que um novo Bezerro de ouro seja erguido no meio do arraial gospel.

2012 está apenas começando e o ano promete ser apocalíptico. Não, não são as profecias Maias; as profecias vêem do “mundim” gospel brasileiro, que fervilha com a conquista da rede Globo de televisão. É isto mesmo. Se você esteve viajando por outra dimensão, ficará abismado com as novas da terra brasilis; a poderosa Globo abril de vez as portas para o evangelho tupiniquim.

Começou devagar, quase imperceptível. Primeiro foi a Som Livre, que botou o olho grande no crescente e consumista mercado gospel; em seguida vieram às canções gospels nas novelas globais, as chamadas, novas estrelas "gospel” (com direito a slogan e tudo, afinal “Você adora e a Som Livre toca”) da Som Livre no intervalo da novela das 20 h; e daí para o Domingão do Faustão foi um pulo do gato. Se antes evangélicos na Globo só apareciam em minisséries como Decadência e em novelas como Duas Caras; no papel de, pastores picaretas ou sem fé, crentes estereotipados e fanáticos religiosos; agora estes desfilam pelos camarins da Globo, como verdadeiras estrelas globais – são a nova galinha dos ovos de ouro da Globo.

Sim, caro viajante, desavisado, não se espante se ao ligar a sua telinha der de cara com um Luciano Huck orando em línguas, ou com o Faustão gritando “Ô loco, aleluia!”; já invadimos o Domingão, entramos no Caldeirão, passeamos pelo TV Xuxa, conquistamos o Promessas no disputado fim de ano da Globo, e começamos 2012 esquentando os tamborins e botando – pasme! – de rabino a mãe de santo para dançar sob o pandeiro de “Jesus”. É, meu caro, acredito que nem Bento XVI teve tanto sucesso em juntar a salada mista que foi o primeiro esquenta da Globo em 2012.

Confesso que tenho medo da Globo Gospel, medo do que virá pela frente: camarote gospel no carnaval da Sapucaí? A primeira novela gospel brasileira? Ana Maria Braga ensinado como fazer acarajé ungido nas manhãs globais? Não, não seria possível! Ou seria?

Preferia a Globo sensacionalista e avessa ao evangelho, que corria atrás de escândalos no meio cristão para poder denegrir a imagem destes diante da sociedade. Tudo era muito claro, os papéis eram bem definidos; sabíamos em que terreno pisar, as fronteiras eram bem definidas. Mas na Nova Globo Gospel, os papéis são estranhos, não há limites entre o certo e o errado. Aliás, tudo parece certo e o evangelho tupiniquim ganha agora espaço para mostrar todo o seu sincretismo em rede nacional.

E a Globo, que não é boba, tenta agradar a gregos e troianos transformando o evangelho de Jesus Cristo numa coxa de retalhos, onde o que conta não é a fé que se professa, mas os números no ibope e o saldo positivo de sua conta bancária. A antiga inimiga dos “gospel”, na dúvida quanto a quem agradar, atira para todos os lados e apela para todos os santos; afinal na dúvida quanto a quem agradar, o melhor é não aborrecer ninguém ou, como diz a canção do grupo Boca Livre:

"Pelo sim, pelo não, uma reza pra Deus, uma vela pro cão. É um ás escondido na manga, e uma dama na mão".

Gonzaga Soares


4 comentários:

Paula Ariana disse...

A sabedoria de Deus é loucura para o homens. com certeza a globo não está a fim de evangelizar nem ser gospel, porém seja qual for a intenção da gordinha, Deus agirá através desta abertura.
e todo olho verá..... a telinha de maior audiência, num domingo a tarde, com pessoas glorificando o nome do nosso Deus altissimo? será que não tem nada dele nisto?
com minha visão evangelistica vi naquela tarde um louvor tremendo ao nosso senhor Jesus.
vamos repensar nossas estratégias.

marcos, (sucogostosograviola) disse...

só posso dizer que preferia não ter visto esse vidio, mas como "sempre" sou curioso..rsr..abraço!

Gonzaga Junior disse...

Tem razão Marcos, é medonho; e quando quando a pastora fala que vai dar um gato de presente para a mulher que a criticou é de arrancar o sabia do toco. A irmã está na unção do Vingador. kkkkkkk

Ela agora vai cantar assim:
" Tem sabor de mel, tem sabor de mel, a minha vingança tem sabor de mel"

kkkkkkkkk

Blog do Ministério Renovar-te disse...

excelente texto

Related Posts with Thumbnails