Pular para o conteúdo principal

A "Virgem Maria" dos Evangélicos



Por  Alex Martins

“Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres...”

Essa é a frase mais conhecida e citada entre os católicos. Uma reza que todo católico, praticante ou não, conhece de cor. Uma frase de reconhecimento, mesmo que ilegítima, da santidade e mediação de Maria entre Deus e os homens. Quem nunca ouviu ou leu a frase: Pede para a mãe que o filho atende.”

Hoje está sendo reivindicado o título de medianeira para Maria. Muitos acreditam que a virgem é o elo de ligação entre o divino e o humano. Jesus não passa de uma figura de menor importância.

Apesar do assunto dar muito “pano pra manga” não quero falar sobre a deidade de Maria ou sobre o catolicismo. Quero me ater no que ela representa aos seus devotos: Santidade, mediação, admiração e devoção.

Nós como cristãos somos especialistas em nos acharmos a raça eleita, os queridinhos de Deus na terra e condenamos os católicos por eles colocarem Maria no lugar de Jesus, até citamos o versículo “Deus não divide sua glória com ninguém”, e, na verdade, temos razão em dizer isso. Mas o problema é que fazemos a mesma coisa que os católicos fazem, sei que você deve estar pensando orgulhosamente: “Não! Eu não adoro Maria, não acho que ela é santa e nem é minha intercessora!”. E eu acredito em você.  Mas infelizmente, sim! Fazemos a mesma coisa que os católicos. Apenas trocamos a figura de Maria por uma outra qualquer mas o sentimento de dependência e devoção é o mesmo.

Muitos evangélicos não têm Maria como objeto de admiração excessiva mas têm o pastor, o apóstolo, o líder ou o discipulador como tal.

Hoje Maria se “encarnou” nos super stars gospel e a infabilidade papal se encontra nos líderes inerrantes quando falam ex-cathedra.

Muitos evangélicos têm nos seus líderes uma imagem, uma dependência e uma mediação muito similar aos católicos. Se eles têm peregrinações nós também, os gideões missionários – GMUH - em Camburiu é um evento aguardado o ano inteiro e seus “devotos” viajam milhares de quilômetros, alguns sem dinheiro para a volta, para adorar no “grande templo” e ouvir as palavras dos gurus, há quem diga que é uma viagem obrigatória para os cristãos, uma romaria gospel. O sonho de muitos pregadores é pregar lá um dia. Pura Vaidade!

Nossos lideres incentivam a veneração de si próprio, sob pena, não de excomunhão, mas de “se levantar contra o ungido do Senhor” ou de “rebeldia”.  E como as ovelhas são ingênuas! Levadas por ventos de doutrinas  se espelham em homens, confiam em braços humanos e dependem de suas orações. Fazem do líder um mediador, pedindo incontáveis imposições de mãos e são dependentes de intercessões. Estão debaixo de uma pseudo cobertura espiritual, e se é espiritual como pode ser feita por um humano? Maria é para os católicos o que muitos líderes são para os evangélicos – Mediadores, coberturas, intercessores.

É muito mais fácil entregar a responsabilidade sobre o líder do que ter um relacionamento com Cristo e buscar na fonte. Assim como no catolicismo Jesus perde espaço para Maria, nos evangélicos Ele é ofuscado pelo brilho de lideranças cheias de glória. Agendas sempre lotadas, seguranças, carros de luxo, helicópteros, jatos, programas de TV , são inacessíveis, não se misturam com o povo, a cada dia mais se parecem com astros e menos com Cristo.

Cristão dependentes da intervenção de terceiros para se relacionar com Deus ou para tomar atitudes na vida, pisam na graça e ressuscitam um período em que Deus só falava com pessoas especiais. Pedem aprovação do líder para começar um curso, trocar de emprego , namorar ou casar. Buscam a benção do pastor e não a de Deus, algo do tipo “Pede para o apóstolo que o Pai atende”.

Assim como os católicos consideram Maria eternamente virgem, ou seja, pura, alguns evangélicos fazem da santidade do seu líder uma cláusula pétrea não importa se o líder for pego em flagrante, cometendo algum crime, se fica preso por meses, se é cassado no cargo político ou se é fotografado saindo de um hotel com uma mulher que não é a sua. Ele sempre será considerado puro.

Querido amigo, vamos combinar uma coisa, nós, até precisamos em certo ponto, mas não dependemos  de ninguém para nos achegarmos a Deus, não precisamos de intercessores, mediadores, cobertura espiritual, discipulador,pastor, apóstolo, bispo,  nem de ninguém, sabe porque?

Porque “Deus é por nós” e se o próprio Deus é por nós pra que precisamos de humanos nesse ofício? O véu foi rasgado e o Deus que fala com eles é mesmo que fala conosco, a bíblia que eles lêem é a mesma que a nossa, o Espírito Santo que lhes revela é o mesmo que nos revela e quem morreu por eles também morreu por nós. Lembre-se o Espírito foi derramado sobre TODA a carne, até sobre os ímpios (isso é assunto pra um outro artigo).

Antes de sair falando sobre os católicos analise antes se você não tem nenhuma Maria em sua vida e inconscientemente faz essa oração:

Ave líder, cheio de unção, o Senhor é convosco, bendito sois vós entre os homens...


Pense nisso,

Fonte: O excelente site do Alex Martins Desejando Deus



Comentários

Alex Martns disse…
Obrigado por compartilhar meu texto amigo!

Fique na Paz

Alex Martins

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei