quinta-feira, 21 de julho de 2011

A liberdade religiosa está ameaçada no Brasil

A antropóloga e documentarista carioca Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília, afirma que o Estado está sendo questionado na Justiça por tentar privilegiar o ensino católico nas escolas públicas e que livros didáticos associam os ateus aos nazistas!
 
Vejam um trecho da entrevista abaixo. A coisa é preocupante!
 

Istoé - O que os livros didáticos de religião pregam? 

DEBORA DINIZ - Avaliamos 25 livros didáticos de editoras religiosas e das que têm os maiores números de obras aprovadas pelo MEC para outras disciplinas. Expressões e valores cristãos estão presentes em 65% deles. Expressões da diversidade cultural e religiosa brasileira, como religiões indígenas ou afro-brasileiras, não alcançam 5%. Muitas tratam questões como a homofobia e a discriminação contra crianças deficientes de uma maneira que, se fossem submetidas ao crivo do MEC, seriam reprovadas. A retórica sobre os deficientes é a pior possível. A representação simbólica é de quem é curado, alguém que é objeto da piedade, que deixa de ser leproso e de ser cego. É a do cadeirante dizendo obrigado, num lugar de subalternidade. 

 
 
 
NÃO DEIXEM DE VISITAR O NOSSO GOOGLE BUZZ! Ele tem sito atualizado constantemente com dicas rápidas de notícias, vídeos etc.. Acompanhe também atualizações do blog via Twitter.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails