terça-feira, 18 de outubro de 2011

36 argumentos para a existência de Deus?

 
36 argumentos para a existência de Deus Entrevista de Rebecca Goldstein, autora do livro 36 argumentos para a existência de Deus, à revista Veja. Filósofa e pesquisadora na área de psicologia, Rebecca é também ateia e se diz em missão de paz na discussão entre ateus e religiosos.

"Os ateus têm que acabar com o pedantismo. Eles não têm que ensinar como as pessoas religiosas devem pensar".

"As pessoas religiosas têm que parar de pensar que ateus são imorais e não sabem a diferença entre o bem e o mal, o certo e o errado". (Rebecca)

A autora afirma que seu livro é uma mistura de romance, ensaio filosófico e divulgação científica, uma saborosa provocação para crentes e descrentes. Ao fim da publicação há um apêndice com 36 argumentos filosóficos usados pelos crentes para defender a existência de Deus. Na entrevista você lê a contra-argumentação dela para 5 dos argumentos.
 
Entre os 5 argumentos que ela crê desmontar está o argumento cosmológico, também conhecido como argumento cosmológico kalam. Nesse post do blog Quebrando o Encanto do Neo-Ateísmo o filósofo William Lane Craig fala dos erros de Rebecca ao tentar desfazer tal argumento.
 
É bem certo que todas as outras 35 refutações de Rebecca devam possuir falhas.
 
Veja também:
 

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails