quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dominguinhos: Descanse em paz, sanfoneiro!

 

É tão difícil ficar sem você. O teu amor é gostoso demais.Teu cheiro me dá prazerQuando estou com você, Estou nos braços da paz"


Garanhuns esta de luto, com a morte de um dos seus mais ilustres filhos,José Domingos de Morais, o Dominguinhos, morreu hoje aos 72 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Cantor, compositor e um dos maiores sanfoneiros do Brasil, o músico lutou sete anos contra um câncer de pulmão e com o agravamento da doença ele desenvolveu insuficiência ventricular, arritmia cardíaca e diabetes. Dominguinhos foi transferido para a capital paulista em 13 de janeiro. Antes, esteve internado por um mês em um hospital no Recife.estava internado desde dezembro do ano passado.

Natural de Garanhuns, Dominguinhos nasceu no dia 12 de fevereiro de 1941. Ele iniciou sua carreira  junto com seus irmãos,  tocando nas feiras e na porta do Hotel Tavares Correia, para ganhar uns trocados. Um dia, de passagem por Garanhuns, Luiz Gonzaga, o rei do baião, descobriu o artista. Ficou impressionado com o talento do rapaz e o convidou a procurá-lo no Rio de Janeiro. O pernambucano de Exu, estendeu a mão e abriu as portas para o sanfoneiro de  Garanhuns. 

Desde então Dominguinhos aprimorou sua arte e se tornou um dos músicos mais prestigiados do Brasil.Gravando com Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Marinês, Fagner, Roberto Carlos,o próprio Luiz Gonzaga, e uma porção de artistas famosos. Considerado um dos melhores acordeonista do Brasil, José Domingos era interprete, compositor além de fazer arranjos para seus discos e dos colegas de profissão.

Dominguinhos tinham um taleto desses que não se explicam e que apenas a graça do criador poder justificar, suas canções e sua obra ficará para sempre reverenciada pelo povo e por tantos artistas consagrados da MPB que tiveram o privilegio de estarem ao seu lado , quer no palco ou no estúdio.

Descanse em paz mestre Dominguinhos. Você sempre nos orgulhou e nos orgulhará de sermos nordestinos. 
.


jj


g

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails