Pular para o conteúdo principal

Jesus nunca pertenceu ao cristianismo


Li esses dias sobre olhar para o mundo sem os crivos das “denominacionalidades” e suas inusitadas formas tradicionais ou contemporâneas. No texto, a autora se sentia cansada de termos e títulos que mais atrapalham do que ajudam, de certificados que só provam que o que fazemos é mera preocupação com o que os outros vão dizer e não tem o sentido profundo e real daquilo que estamos fazendo.

Eu admito que não sei ainda pensar fora da caixa religiosa, ainda não consigo olhar pras gentes sem classificá-las por isso ou aquilo. Ainda tenho a péssima mania de dividir judeus e não judeus, crentes e não crentes, diluindo meu pre conceito sobre alguém pelo mero título que carrega, como se faz com um negro ou com uma etnia diferente. Nós é que chamamos e pensamos por classes, Deus não vê assim, para Ele existem gentes e só.

Todas as gentes precisam de Deus, mesmo o crente que eu encontro no evangelismo precisa de algo de Deus, ele não se faz perfeito e incorrigível ou mesmo completo por ser crente, assim como eu não me faço pronto e de tudo conhecedor por ser missionário. Como seria perfeito se pudéssemos viver fora da terrível caixa que montamos e nos escondemos.

Jesus não veio criar uma religião, nem mesmo se declarou cristão, apenas veio e nos ensinou a viver. As boas novas são a religião de Jesus, o cristianismo é a religião dos homens. Para entender as boas novas precisamos de relacionamento com Deus, e dEle temos a destra fiel para que sejamos em tudo acompanhado, estado de alma onde tudo é pessoal, é íntimo, é pleno. Por esse modo de vida não estar pronto em 3 minutos, os homens criaram a “denominacionalidade”, onde tudo é mais fácil de controlar, onde regras caem direitinho e se sobressaem no território das dúvidas e incertezas. É mais fácil proibir do que caminhar junto.

Caminhar significa sentir o cheiro, cansar-se, bater de frente, machucar-se, perdoar, recomeçar, enfim. Enquanto regrar significa dizer uma só vez e esperar a obediência cega e ignorante, sob o pretexto de não se poder tocar no “ungido do Senhor” para não ser taxado de rebelde e insensato. Poderia estar falando de Hitler, Stalin, Mussoline ou mesmo de um reino distante daqui, mas infelizmente encontro esse sistema de governo bem mais perto, bem mais intragável, bem mais sutil e camuflado de santidade.

Vejo igrejas perdendo tempo com partidarismos, discutindo se deve usar saia ou calça, se deve ou não cortar o cabelo, se fala em língua ou não, se canta em pé ou sentado, se bate ou não palmas, se dá a “paz do Senhor” ou “graça e paz”. Saibam que enquanto isso acontece, índios pelados estão recebendo o evangelho e fazendo rituais sinceros para Deus, tribos são redimidas pelo sangue do cordeiro e iniciam uma nova forma de exercitar sua cultura.

Deixemos de nos portar como políticos partidários que investem tempo para ganhar alguns, com o argumento de que tem propostas melhores que outros, sejamos UM. Deixemos de lado os títulos, as fogueiras santas, os cultos das bênçãos, vamos viver o evangelho. Se você acha que o maior presente que Deus tinha para você era a salvação por meio da morte de Jesus, então precisa experimentar o que Ele preparou para ser usufruído por meio da vida exemplar de Jesus. Olhe pra Jesus, por favor! Olhemos para Ele! “Vejamos com apreço seu andar, pois é a imagem perfeita da verdade”.


Não se engane, eu não vivo tudo que aqui falei, mas convoco você para viver junto comigo, pois Cristo é o cabeça do corpo, ou seja, Ele reina quando estamos juntos. Não apenas para um culto, mas em um propósito específico: amar a todos, sem distinção. Isso sim é loucura. Isso sim é revolução. Vamos fazer um protesto? kkkkk

Amilton Joaquin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei