quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Sagrado (81º episódio): Religiões afro-brasileiras

Quarto episódio tratando do tema Liberdade de expressão. O pai-de-santo Etiene Sales vem responder às seguintes perguntas:
1) As constituições nas nações democráticas dão ao cidadão o direito de manifestar ideias e opiniões assim como buscar e receber informações. No terreno religioso esse direito é garantido, também é respeitado?
2)  Religião não combina com liberdade de manifestação?
 
Juliana Paes cita um provérbio chinês: “Há três coisas na vida que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.
 
 
 
 
 
 
A segunda pergunta é insinuadora e preconceituosa, algo que deve ser evitado num debate racional. Muitas das perguntas da série parecem ser feitas com o intuito de afrontar, provocar os representantes das diferentes religiões; não parecem ser feitas com o intuito de permitir que cada religião esclareça seu posicionamento em relação a algo. Alguém já notou isso aí?
 
Outra coisa em relação ao segundo questionamento (segunda pergunta mais a fala que vem antes) é que ele é praticamente uma repetição do primeiro questionamento. Liberdade de manifestação não é a mesma coisa que liberdade de expressão? Ou a segunda não já englobaria a primeira? A segunda pergunta deveria ser: “A religião é contrária à liberdade de manifestação?”

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails