Pular para o conteúdo principal

O seu resgate, mais importante que o do soldado Ryan

No filme O Resgate do Soldado Ryan, o diretor Steven Spielberg conta a história de um comando americano enviado para procurar e salvar um único soldado atrás das linhas alemãs na II Guerra Mundial. Por ele, outros arriscam a vida e o comandante do destacamento de resgate até morre. Na cena final do filme, o idoso James Ryan aparece diante da sepultura do capitão Miller, a quem deve a vida e a quem foi sempre agradecido por isso.
Imediatamente nos lembramos da mensagem do Evangelho e da afirmação de Jesus em João 15.13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos". Um cristão é alguém que um dia reconheceu que Jesus Cristo fez exatamente isto: Ele morreu para salvar a sua vida. Um cristão é uma pessoa que tem consciência de que Deus pagou um preço altíssimo pela sua liberdade (compare 1 Coríntios 6.20) e Lhe é grato pelo seu resgate.
Em um ponto, porém, a comparação não combina. O motivo do capitão Miller procurar e salvar o soldado Ryan é poder voltar o quanto antes para casa. A ele não importa a pessoa de Ryan. Interessa-lhe somente poder escapar o quanto antes do inferno da guerra.
Nesse ponto termina a semelhança com Jesus Cristo. Pois o Filho de Deus deixou a glória celestial para realizar uma missão de resgate. Ele viveu como homem nesta terra, e enfrentou o mal, esse forte poder inimigo que domina o mundo desligado de Deus. A missão de Jesus foi a salvação dos homens. Por ela, Ele deu tudo. Para realizar a vontade de Deus, Ele sofreu uma morte terrível:
"a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz" (Filipenses 2.7-8).
Por que o Deus Todo-Poderoso não aniquilou os homens perdidos? Por que Ele não os obrigou a fazer o bem? O que impulsinou a Deus? Puro amor. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3.16-18).
Deus busca cada pessoa individualmente. Ele procura por um único homem para resgatá-lo: "Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou?" (Mateus 18.12). Aceite ser resgatado por Jesus. Deixe que Ele o tire da perdição, do terreno dominado pelo inimigo, entregue a sua vida a Ele e tenha a segurança da salvação eterna.

Rolf Höneisen

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei