segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Os atos secretos que valem a pena

A business man hid one of his hand behind photo
"Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez." (Mt 6.3)

Atos secretos. O senador José Sarney sabe bem do que se trata. Afinal, são dezenas de nomeações de parentes e apadrinhados políticos para ocupação de cargos comissionados no Senado Federal. Atos secretos. O cantor Belchior estranhamente também anda sumido. Não se sabe para onde ele foi nem por qual motivo decidiu se esconder*.

Atos secretos fazem parte de nosso repertório de comportamentos humanos. Escolhemos esse caminho quando insistimos em fazer algo que temos a convicção de que não contaremos com a aprovação da maioria das pessoas. Ou, como uma opção mais fácil, diante de situações que nos tornam impotentes e nos fazem enxergar a fuga como única saída.

Felizmente existem atos secretos que valem a pena praticá-los. São aqueles que, acima de tudo, buscam o bem de outras pessoas. E devem ser feito de maneira discreta, sem muito alarde. Ao contrário daqueles que odeiam a luz e fogem dela, estes são mais frutíferos exatamente quando realizados no anonimato.
 
 
Fonte: Fernando Canito em Editora Ultimato; foto de Otnaydur em 123 Royalty Free
 
* na verdade, já é sabido sim; o Fantástico já mostrou uma matéria a respeito.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails