segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A música 'Sabor de Mel'

Por Marcio Luiz

Aqui, em rápidas palavras, quero expor minha visão e compreensão critica da música já tão cantada nos cultos, e que até já se tornou tema de festividades em algumas igrejas, que é a música 'Sabor de Mel'. Confesso que só estou postando essa crítica por que muitas pessoas não aceitam minha repulsa por essa música. Por isso quero explicar a todos o fato de que não concordo com a letra.

1 – O agir de Deus é Lindo na vida de quem é Fiel?

- Diz Pv 15.3 que "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons". Deus age com fidelidade na vida de todos sem acepção de pessoas, independente da nossa fidelidade ou infidelidade. Afirmar que Deus só se volta para uma classe de pessoas ou que só age na vida de quem é fiel seria um sentimento anti-bíblico. Será que só os que são fiéis é que são filhos de Deus? E os infiéis são filhos de quem? Ou foram criados por quem para não serem beneficiados com a misericórdia de Deus?

2 - Você vai ver a mão de Deus te exaltar. Quem te vê há de falar 'Ele é mesmo escolhido'.

- Diz Mt 5.16 "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". Nessa afirmativa a gloria é de Deus ou do homem? Por mais que Deus nos exalte, nos coloque em lugar de destaque, todos devem olhar para nós e glorificar ao Pai, e não ser reconhecido como o ESCOLHIDO. Parece que o mais importante é ser escolhido, e não glorificar a quem nos escolheu.

3 - Vão dizer que você nasceu pra vencer, que já sabiam porque você tinha mesmo cara de vencedor, e que se Deus quer agir ninguém pode impedir. Então você verá cumprir cada palavra que o Senhor falou. Quem te viu passar na prova e não te ajudou, Quando ver você na benção vai se arrepender, Vai estar entre a plateia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você. Quem sabe no teu pensamento você vai dizer 'Meu Deus, como vale a pena a gente ser fiel. Na verdade, a minha prova tinha um gosto amargo, mas minha vitória hoje tem sabor de mel'.

- Fico impressionado com tanta palavra egoísta e vingativa que Deus fala nesse refrão, se é que foi Deus que falou mesmo. Plateia e Palco? Então quer dizer que nossa vida, culto, ministério, chamado e vida com Deus é um teatro? Que todos têm que nos ver em grande destaque e se culpando por não nos ajudar? E só porque estou no palco e com vitória as pessoas vão dizer que “vale a pena ser fiel”? E que minha vitória só tem sabor de mel porque eu vejo os outros com inveja de mim? Sinceramente, é melhor pensar um pouco antes de cantar certas coisas ou glorificar a Deus com qualquer música.

O pior é que ainda falam mal de músicas do mundo, enquanto dentro das igrejas o que se canta é puro egoísmo, egocentrismo, soberba e vanglória. E, ainda por cima, gritam dando 'Glória a Deus', 'Aleluia' e 'Amém'.

Irmãos, creio que o princípio da adoração não é a autoajuda, por mais que a adoração nos mude ou molde nossa vida. E essa música nem autoajuda é; trata-se de um grande sentimento de vingança e de falsa exaltação em Deus, e que ainda incita a quem está ouvindo a analisar se as vitórias de nossas vidas estão de acordo com o que a música diz.

A bíblia diz em Mc 12.31 "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes", e Gl 5.14-16 "Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne".

Enfim, que sentimento de amor está em nós quando glorificamos a Deus por estar em um palco e ver nosso irmão numa plateia arrependido porque não me ajudou, e ainda pensar que sou mais fiel do que aquele que não me ajudou, e que por isso tenho mais vitória do que ele? Que sentimento de amor ao próximo é esse? Que respaldo bíblico essa música tem? Nem venha me dizer que isso foi revelação de Deus, porque Deus não está em um palco nos assistindo, nem muito menos é soberbo, egocêntrico. Vale a pena pensar no que estamos cantando.


Marcio Luiz

JOCUM-AL

2 comentários:

Izaldil Tavares de Castro disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM SEU COMENTÁRIO. Por coincidência postei no meu blog, hoje, um texto sobre o assunto (http://prof2tavares.blogspot.com.br). Continue batalhando pela boa observação e conhecimento da Palavra de Deus.
Um abraço fraternal do
Evangelista Professor Tavares.

wagner lima disse...

tanbem concordo e desde a primeira vez que escutei essa musica já me soou vingativa.´´Quem te viu passar na prova e não te ajudou, Quando ver você na benção vai se arrepender, Vai estar entre a plateia e você no palco, vai olhar e ver Jesus brilhando em você``.
ONDE ESTÁ O VERDADEIRO AMOR CRISTÃO?
A PAZ.

Related Posts with Thumbnails