sexta-feira, 25 de julho de 2008

EcoBíblia - A Bíblia ecológica!

Despertar as igrejas para os cuidados com o meio ambiente e estimular a ação consciente dos cristãos são os principais objetivos da EcoBíblia – a primeira Bíblia ecológica do mundo.

A novidade foi lançada pela editora da Sociedade Bíblica do Brasil e destaca os princípios bíblicos como instrumento de educação socioambiental e de conscientização dos leitores. A EcoBíblia foi desenvolvida pela SBB dentro do projeto de Bíblias de Afinidade e terá uma tiragem inicial de 3 mil exemplares.

A obra é inédita e foi solicitada pelo Instituto Gênesis 1:28 com o propósito de anunciar as Escrituras Sagradas como instrumento de resgate e preservação social e ambiental

Além do texto bíblico, a EcoBíblia contém recursos como “A Carta da Terra” e textos sobre Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente, Cidadania e Responsabilidade Social, quatro temas que norteiam o programa Igreja Verde.

“Não temos qualquer pretensão de acrescentar absolutamente nada à Bíblia Sagrada, queremos apenas mostrar e ajudar as pessoas a entenderem sua perfeição, que trata de forma muito clara e explícita da consciência e de nossas responsabilidades sobre a Criação de Deus”, afirma Valter Ravara, diretor executivo do Instituto Gênesis. Segundo Ravara, fala-se muito de meio ambiente nos dias de hoje, mas ainda falta uma ação por parte das igrejas. “Nós, cristãos, temos de nos conscientizar que Deus criou um grande jardim e nos colocou aqui para cuidarmos disto.

A Igreja Verde quer levar educação ambiental a partir da teologia bíblica e propor ações, como a criação de um ministério do meio ambiente em cada igreja. E a Bíblia é um instrumento fortíssimo nesta empreitada”. Para o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, a Bíblia Sagrada estimula o ser humano a praticar “a esperança de um futuro melhor na vida que estamos vivendo”. E acrescenta: “Ler a Bíblia sob esses olhos é um exercício desafiador que nos desperta para novas práticas, de responsabilidade com o próximo, com o mundo em que vivemos e de paz com Deus”. Outro diferencial da obra inédita recém-lançada é a conformidade ambiental de sua produção.

“Além de o miolo ser produzido de forma ambientalmente correta, com papel certificado, a encadernação brochura leva laminação fosca biodegradável e o encarte é impresso em papel reciclado no processo Aquacolor”, destaca o secretário da SBB. A EcoBíblia tem texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), uma tradução com estrutura gramatical e linguagem mais próxima da falada pelo brasileiro, que se mantém fiel aos originais bíblicos.

Fonte: Soma

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails