Pular para o conteúdo principal

Nosso Inimigo está em todos os lugares?

O mundo ocidental de hoje, que perdeu o conhecimento de Deus, está atualmente no processo de perder o conhecimento do homem e de Satanás.
 
Por J. I. Packer
 
O primeiro princípio da demonologia correta é que você não pode ter uma idéia a respeito de Satanás mais adequada do que você tem de Deus. Isto se dá porque Satanás é uma criatura de Deus e as criaturas devem ser compreendidas em relação ao seu Criador.

O mundo ocidental de hoje, que perdeu o conhecimento de Deus, está atualmente no processo de perder o conhecimento do homem e de Satanás. O homem é visto como nada mais que um tipo de macaco; Satanás é visto como nada mais que um bicho-papão medieval (uma suposição doentia), e a tentação está reduzida ao conflito entre nossas naturezas superior e inferior (o ego e o id de Freud). Nós necessitamos de clareza bíblica e devemos começar por acertar nosso pensamento a respeito do próprio Deus.

Como, biblicamente, devemos pensar sobre a onipresença de Deus? A palavra significa que Deus conhece exaustivamente e sustenta e toca continuamente, cada item do universo que Ele fez, dos menores genes e elétrons às estrelas de maior massa no universo em expansão, às mais complexas interações de corpo e mente na “psiquê” de mais de 6 bilhões de pessoas. Deus está aqui, lá, em todo lugar, e sua mente e mão estão em todas as coisas. Nós nunca estamos fora da sua vista, e não podemos fugir dele. Onde quer que nós estejamos, Ele também está. Isto não é simplesmente uma questão de transcender fronteiras espaciais. Falando estritamente, Deus não tem localização nenhuma no espaço, pois o espaço pertence à ordem das coisas criadas e existe nele ao invés dele existir no espaço. Tal é a onipresença de Deus.

O que pensar, então, de “seu inimigo, o diabo” (1 Pedro 5.8)? "Diabo" quer dizer caluniador, através de maldade e declarações falsas; "Satanás" quer dizer adversário. Ele é chamado o maligno e inimigo (Mateus 13.19), um assassino e pai da mentira (João 8.44), que “tem pecado desde o início” (1 João 3.8). Ele é um anjo, uma das criaturas pessoais de Deus que não tem corpo, que Deus fez para a alegria que o próprio Deus e eles encontrariam em seu louvor, comunhão e serviço (para este fim, Ele também fez humanos).

Mas Satanás é um rebelde e corrupto. Ele lidera os anjos, que de acordo com 2 Pedro 2.4, estão agora sob controle em “masmorras” e “cadeias” e encaram o julgamento do fogo eterno pelos seus pecados (Mateus 25.41). Estes anjos caídos, cujo caráter é modelado na sua primeira transgressão, como mais tarde seria o de Adão, são chamados demônios no Novo Testamento. Deus restringe-os ao limite do que podem fazer, mas sua hostilidade em relação a Deus e ao que é de Deus não tem limites. Arruinar a obra de Deus, contrariar sua graça e trazer-nos à ruína espiritual é seu objetivo comum com Satanás.

Chamado “o tentador” em 1 Tessalonicenses 3.5, Satanás busca levar os servos de Deus à armadilha de fazer o mal achando que este é bom e apostatar para a descrença, o que torna a obediência impossível e a desobediência inevitável. Portanto, ele atormenta todos os cristãos (Efésios 6.11–13). Os crentes entram com Deus na guerra contra Satanás e não deveriam ficar surpresos quando este abre fogo contra eles.

Satanás tenta muitas pessoas simultaneamente – será que isto significa que ele é onipresente? Não. A onipresença, como vimos, é característica apenas do Criador. Satanás vem e vai (Mateus 4.3, 11; Jó 1.7–12). Então, como ele consegue pôr em prática estas tentações múltiplas? A Bíblia não diz, mas duas teorias são comuns.

Teoria um, reconhecendo que todos os anjos têm poderes além dos nossos para moverem-se por aí e examinar as pessoas, pressupõe-se que Satanás tem o poder da "multipresença"— não "onipresença", mas não tão limitado espacialmente como os humanos.

Teoria dois, com certeza a mais natural, é que os escritores do Novo Testamento fazem o que nós fazemos quando falamos de guerras—ou seja, atribuem toda a ação hostil ao líder adversário. "Hitler (ou Napoleão) atacaram", nós dizemos, quando, de fato, subordinados agiram ao comando de seus líderes. A maioria dos cristãos, como C. S. Lewis, em Cartas do inferno, tem esta visão de alguma maneira, e foi sempre assim.

De um modo ou de outro, a exortação de Tiago, "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (4.7), explode qualquer idéia da onipresença de Satanás prometendo momentos quando ele não estará conosco. Jesus conheceu tais momentos (Lucas 4.13) e o mesmo é possível a nós.
 
J. I. Packer é editor senior da Christianity Today, e professor emérito de teologia na Regent College, em Vancouver. Seu livro publicado em português mais conhecido é O conhecimento de Deus.
 
Fonte: Cristianismo Hoje com o título original de "Satanás é onipresente?"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os fa...

Deus pegou no meu bilau

Bom pessoas e mudando um pouco de assunto, deixo pra vocês um texto muito bom do Marcos Botelho , leia e não esqueça de comentar. É lógico que você ficou escandalizado com o título desse artigo, não era para ser diferente, você é um brasileiro que cresceu com toda cultura e tradição católica latino americana onde os órgãos sexuais são as partes sujas e vergonhosas do corpo humano. Mas não é assim que Deus vê e nem que a bíblia fala do seu e do meu órgão sexual, a bíblia está cheia de referências boas sobre o sexo e sobre os órgãos sexuais, mesmo percebendo claramente que os tradutores tentaram disfarçar. Na narração de Gênesis 2.7 vemos Deus esculpindo o homem do barro, isso foi um escândalo para os outros povos e religiões, principalmente para os gregos que acreditavam que nenhum deus poderoso poderia tocar na matéria, principalmente no barro como um operário fazia. Hoje não temos a dificuldade de acreditar que Deus, na criação, sujou a mão de barro, mas temos tremenda dificuldade d...

O que aprendi com Esaú

Por Gonzaga Soares Gosto dos coadjuvantes da bíblia. Me identifico com eles, não sei ao certo o motivo. Talvez por não estarem sob os holofotes da trama, na qual figuram em plano secundário. Na historia dos gêmeos bíblicos, o foco narrativo é centrado em Jacó, restando a Esaú o papel de coadjuvante na trama de seu irmão. Todos conhecem a historia de Jacó, um relato bíblico cheio de intrigas, trapaças, traições e temor. Desde da primeira vez que li o texto bíblico, simpatizei com Esaú, que diante da traição da mãe e do irmão, sempre demostrou um caráter admirável. E como em um filme ou romance literário em que você torce pelo mocinho, que sofre com as maldades do vilão, eu torcia para que no final da história Esaú desse uma boa sova em Jacó. No entanto, o final da história é surpreendente e contraria todos os romance e filmes, em uma manifestação de pura graça.  Quando Jacó resolve regressar do seu exílio de vinte anos imposto pelo pecado que cometera contr...