sábado, 14 de fevereiro de 2009

Adivinhas

Lembram daquelas advinhas que começam com um "O que é, o que é?" que povoavam as brincadeiras de nossa infância? (Pelo menos povoavam a minha!) O raciocínio proposto por elas costumavam, aliás, costumam (porque ainda existem) não ser coisas extremamente cabeça. Basta parar pra pensar um pouquinho.

O que acho mais interessante nessas adivinhas é que mesmo hoje, quando já somos bem crescidos e supostamente mais sabidos, elas ainda nos desafiam a provar nossa inteligência. E olha que a gente bota a cachola pra raciocinar direitinho e mesmo assim, várias vezes, não consegue achar a resposta. Certa vez vi num blog por aí que, segundo o resultado de pesquisas de estudiosos, as crianças tendem a achar as respostas pra essas adivinhas de forma mais rápida que nós. Não lembro qual foi a justificativa apontada pelos estudiosos, mas acho que deve ser porque elas não se complicam levantando conjecturas, teses etc. – mas também acho que é porque elas tem um menor banco de dados de respostas possíveis pra fornecer, sei lá. Qual sua teoria?

E agora… que tal relembrar a infância (pra quem já não está mais nela) e voltar a brincar de adivinhar, hein?! Responda às dez advinhas abaixo:

1. Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?

2. Por que algumas pessoas colocam o despertador do debaixo do travesseiro?

3. O que tem no meio do ovo?

4. Quem é que nasce no rio, vive no rio e morre no rio, mas não está sempre molhado?

5. Qual a cidade sul-americana que pende nos galhos da árvore?

6. O que é o que é: destrói tudo com três letras?

7. Por que o pato tem ciúme do cavalo?

8. O que é o que é: tem 5 dedos, mas não tem unha?

9. O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu?

10. Ao todo são 3 irmãos: o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?

Clique no "Continue lendo" para ver as respostas.

Respostas:

1. O seu colo; 2. Para acordar em cima da hora; 3. A letra "v"; 4. O carioca; 5. Lima; 6. Fim; 7. Porque o cavalo tem quatro patas! 8. A luva; 9. O meu nome; 10. Passado, presente e futuro.

Fonte: Rei da Cocada Preta

JT Ollemhebb

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails