sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sagrado (73º episódio): Espíritas

Terceiro episódio do novo tema: Destino ‘versus’ livre arbítrio. Não é o Cesar Perri que aparece no episódio, mas outro Cesar: Cesar Reis. Nesta série de episódio parece que os representantes “oficiais” resolveram tirar umas férias. Pois bem, é esse outro Cesar quem responde às seguintes perguntas:
1) Se muitos acreditam que a trajetória das pessoas está definida previamente, como podemos ser responsabilizados por atos que independem, em última instância, de nossa vontade?
2) Devemos aceitar as adversidades que atravessamos como algo irremediável?
 
Carlos Vereza cita um provérbio chinês: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.
 
 
 
 
 
 
A primeira pergunta foi mal formulada, pois parece partir do pressuposto de que se muitas pessoas creem em algo, então isso é verdade ou tem grandes probabilidades de ser verdade. Esse é mais um tipo de argumento falacioso, é o Argumentum ad Numerum. O que o narrador deveria falar, de fato, era “Partindo da ideia de que tudo já foi pré-determinado, não podemos ser responsabilizados por nossos atos, pois, na verdade, não os escolhemos praticá-los, apenas fizemos algo que já foi estabelecido, não é mesmo? O espiritismo partilha esse princípio?”
 
A resposta do Cesar à esse questionamento mostra que o espiritismo crê em livre arbítrio; entretanto, o que a própria doutrina prega entra, até certo ponto, em conflito com isso. O espiritismo prega que reencarnamos para pagar nosso pecados. Então não temos uma total liberdade de fazer escolhas de como vai ser nossa vida porque, em parte, ela terá de ter sofrimento para pagar os erros passados. O livre arbítrio defendido pelos espíritas é restrito somente à escolha do que faremos perante alguns acontecimentos, percebeu?
 
Ao responder à segunda pergunta o Cesar apenas mostrou claramente a visão do espiritismo em relação à vida. Não há o que se dizer a respeito. Só nos resta o uso da apologética (a defesa da fé) para refutar os ensinamento dessa crença.
 
 
Para ajudar na compreensão do vídeo: significado de ‘resignação’ e ‘amealhar’ no Dicionário Aulete. Clique nas palavras.

3 comentários:

NeLsOn NeTo disse...

poxa sei que vc avisou que só iria postar sagrado neste mês mas minha reclamação não é por conta disto...vc até poderia estar postando diversas outras coisas mas essa série sagrado parece não ter fim...vc tem todo direito de discordar de mim mas gostaria de fazer esse comentário como leitor e visitante assíduo deste blog que por sinal acho muito legal pois o acompanho desde a primeira postagem.

Gostaria de não ser mal entendido isto é só uma crítica minha e somente minha... acredito que este meu comentário será bem visto por vc...pois sei que é uma pessoa sensata...

aAo tempo que também gostaria de te parabenizar por outras diversas postagens...

Abraços!!!!

DEUS continue te abençoando!!!!

JT Ollemhebb disse...

Primeiramente... obrigado, Nelson, pela sua assiduidade nas visitas ao Mural.

Agora, observe direitinho que lá no aviso não dissemos que iríamos só postar a série Sagrado durante todo o mês de janeiro, mas sim que iríamos fazer isso durante um tempinho agora no início do ano. Não deixamos definido esse 'tempinho'.

A série Sagrado não é perpétua. Ela vai acabar um dia. Veja no link que aparece sempre abaixo de cada vídeo a lista de temas que ainda faltam abordarem para que você tenha ideia de quando ela termina, OK? Enquanto não voltamos à lida (e com um novo visual pro blog), você pode visitar os blogs/sites que estão aí nos NOSSOS FAVORITOS.

Outra coisa... o Mural não é feito por uma pessoas só não, viu?! Sou colaborador junto com o Gonzaga!

NeLsOn NeTo disse...

sei que não é só vc...conheço muito bem o gonzaga pois sou noivo da sobrinha dele...te elogiei pelas postagens pq as deles sempre elogio quando o vejo...inclusive já cheguei a ver a prévia do template de vcs e acho que vai ficar muito bom espero que vcs retornem logoa ativa e com ânimos renovados...

Abraços!!!!

Related Posts with Thumbnails