terça-feira, 4 de maio de 2010

Pensamento crítico - O poder da lógica e da argumentação

Uma pessoa é abordada na rua por um vendedor que oferece a assinatura de uma revista por três meses grátis. Animada, preenche o formulário e, no quarto mês, nota um desconto na fatura do cartão de crédito. Liga para reclamar e argumenta que pensou que só receberia durante três meses. O representante da revista responde: "Em nenhum momento demos essa informação. É você que deveria cancelar a assinatura para não ser descontado."
 
Pensamento Crítico A situação ilustra um tipo de truque que utiliza a nossa própria maneira de pensar, e até o nosso conhecimento, para nos enganar. Pensar criticamente, isto é, ser capaz de reconhecer e formular bons argumentos, é uma prática fundamental para o exercício pleno da cidadania e da democracia. Mas, apesar de ser uma necessidade tão universal, a intimidade com a boa argumentação não é uma realidade para grande parte da população, que, por conta disso, fica exposta a todo tipo de falácias e argumentações enganosas.
 
Foi pensando em suprir essa carência que Walter Carnielli, professor do Departamento de Filosofia e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, lançou o livro Pensamento crítico - O poder da lógica e da argumentação, uma obra que tem como objetivo servir de guia para a boa argumentação e, ao mesmo tempo, de instrumento de "autodefesa intelectual contra as falácias do mundo contemporâneo".
 
Veja três resenhas da obra (o texto acima tem partes de duas delas):
O poder da argumentação e o pensamento crítico [blog Personal Escritor] – um dos melhores comentários sobre o livro;
 
 

Eu já adquiri esse livro aí e já estou perto de terminar sua leitura. Rapaz, é um livro muito bom, viu?! Ele te ajuda a desenvolver um pensamento mais racional em relação às coisas que ouvimos e lemos no dia-a-dia, além de ensinar a produzir argumentos da forma correta e racional. Ler esse livro é essencial neste ano de eleições em que já estamos começando a ouvir muita abobrinha por parte dos candidatos a cargos públicos. É sensato crer piamente nos comerciais/propagandas? Como discutir racionalmente com os irmãos da fé ou com os não crentes? Esse livro vai te guiar nesse caminho.

4 comentários:

Andrios Belmonte disse...

esse livro tem para download meu amigo ? preciso dele para upar os meus argumentos contra a politica hipocrisiada que esta começando recentemente, preciso de bases e argumentos sólidos que visem abrir a mente das pessoas leigas, e principalmente dos jovens que são a parte mais fraca da co-relação do sistema politizado ilusório, bom começarei a companhar seu blog por questão de conhecimento e pelo slogan que ficou muito legal, muito obrigado e abraços Andrios.

JT Ollemhebb disse...

Rapaz, procure por versões eletrônicas na Amazon, Saraiva, Livraria Cultura ou noutro site similar. Minha versão é a impressa.

Ficamos felizes que queira seguir nosso blog. Siga também nossas páginas no Google+ e no Facebook. Atualmente elas são atualizadas com mais frequência do que o blog.

Daniel Figueira Gonçalves disse...

também queria para download, será q você não poderia disponibiliza-lo para nós usufruirmos dele, tente escania-lo porfavor.

JT Ollemhebb disse...

Escaneá-lo e disponibilizá-lo seria pirataria, Daniel, pois o livro ainda é publicado e vendido normalmente. Se não existissem mais cópias disponíveis, eu até o escanearia, sem problemas.

Como disse em comentário anterior, procure por versões digitais legais dele, pois provavelmente são mais baratas que a versão de papel.

Related Posts with Thumbnails