Uma pessoa é abordada na rua por um vendedor que oferece a assinatura de uma revista por três meses grátis. Animada, preenche o formulário e, no quarto mês, nota um desconto na fatura do cartão de crédito. Liga para reclamar e argumenta que pensou que só receberia durante três meses. O representante da revista responde: "Em nenhum momento demos essa informação. É você que deveria cancelar a assinatura para não ser descontado."
A situação ilustra um tipo de truque que utiliza a nossa própria maneira de pensar, e até o nosso conhecimento, para nos enganar. Pensar criticamente, isto é, ser capaz de reconhecer e formular bons argumentos, é uma prática fundamental para o exercício pleno da cidadania e da democracia. Mas, apesar de ser uma necessidade tão universal, a intimidade com a boa argumentação não é uma realidade para grande parte da população, que, por conta disso, fica exposta a todo tipo de falácias e argumentações enganosas.
Foi pensando em suprir essa carência que Walter Carnielli, professor do Departamento de Filosofia e do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, lançou o livro Pensamento crítico - O poder da lógica e da argumentação, uma obra que tem como objetivo servir de guia para a boa argumentação e, ao mesmo tempo, de instrumento de "autodefesa intelectual contra as falácias do mundo contemporâneo".
Veja três resenhas da obra (o texto acima tem partes de duas delas):
■ O poder da argumentação e o pensamento crítico [blog Personal Escritor] – um dos melhores comentários sobre o livro;
■ Combate à exclusão racional [notícia na Revista Filosofia].
Veja também o índice detalhado do livro.
Eu já adquiri esse livro aí e já estou perto de terminar sua leitura. Rapaz, é um livro muito bom, viu?! Ele te ajuda a desenvolver um pensamento mais racional em relação às coisas que ouvimos e lemos no dia-a-dia, além de ensinar a produzir argumentos da forma correta e racional. Ler esse livro é essencial neste ano de eleições em que já estamos começando a ouvir muita abobrinha por parte dos candidatos a cargos públicos. É sensato crer piamente nos comerciais/propagandas? Como discutir racionalmente com os irmãos da fé ou com os não crentes? Esse livro vai te guiar nesse caminho.
Comentários
Ficamos felizes que queira seguir nosso blog. Siga também nossas páginas no Google+ e no Facebook. Atualmente elas são atualizadas com mais frequência do que o blog.
Como disse em comentário anterior, procure por versões digitais legais dele, pois provavelmente são mais baratas que a versão de papel.