Pular para o conteúdo principal

WWF-Brasil: 12 anos cuidando da natureza

Olá pessoas, a ONG WWF-Brasil ta fazendo 12 anos de luta pela natureza e você também pode participar desta festa, junte-se a WWF-Brasil na luta pela vida da natureza e nossa. http://www.wwf.org.br/
Unir conhecimento e paixão para cuidar do nosso planeta é um trabalho árduo, que exige dedicação e compromisso de longo prazo. Há 12 anos, o WWF-Brasil contribui para que a sociedade brasileira conserve a natureza, por meio de ações que ajudam a harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais. Estas ações, desenvolvidas pela instituição e por sua extensa rede de parceiros, beneficiam tanto os cidadãos de hoje, quanto as futuras gerações.

Para o WWF-Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira, não é possível conservar a natureza sem o equilíbrio com as ações do homem. A instituição atua na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal, além de desenvolver ações ligadas a diversos temas transversais como água doce, educação para sociedades sustentáveis, agricultura, energia e mudanças climáticas. Entre as principais atividades estão projetos de campo, apoio a iniciativas ambientais, disseminação de conhecimento técnico, políticas públicas e conscientização da população.

“Somos guiados pela filosofia da conservação ambiental, pela qual a atividade humana deve estar em sintonia com o meio ambiente. Nos próximos 50 anos estima-se que a população mundial alcance nove bilhões de pessoas. Em quais condições nossos descendentes irão viver?”, questiona o Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza.

Essa preocupação tem sido o foco central do trabalho do WWF, desde sua chegada ao Brasil, em 1971. Nessa época, as atividades no País eram desenvolvidas pela Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza do mundo, da qual o WWF-Brasil faz parte até hoje. 25 anos depois, no dia 30 de agosto de 1996, foi criada a organização nacional WWF-Brasil.

De lá para cá, o WWF-Brasil contribuiu significativamente para a conservação da natureza brasileira, por meio da ampliação da consciência sobre a importância do meio ambiente para a vida humana, o que só foi possível graças ao envolvimento e à articulação com diferentes pessoas e organizações. “Nesses 12 anos de atividade, o WWF-Brasil foi movido pela capacidade de reunir diversos setores da sociedade para buscar alternativas e apresentar soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do nosso País”, comenta Álvaro.

Esse trabalho é viabilizado e legitimado não só pelas parcerias com outras instituições brasileiras, mas também pelo apoio recebido pela rede de afiliados do WWF-Brasil e pela Rede WWF. Em 1995, antes mesmo da criação da organização, a psicóloga Marilda Goulart foi a primeira pessoa a se afiliar ao WWF-Brasil. A Rede WWF apóia as ações de conservação da natureza no país desde 1971. “Os afiliados do WWF-Brasil são os corações e mentes que impulsionam o nosso trabalho. São pessoas que apóiam e multiplicam os resultados de nossos esforços pela conservação da natureza”, comenta a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

Comemorações
Para comemorar o aniversário do WWF-Brasil, a instituição planejou uma série de ações que não só celebram seus 12 anos de trabalho, como contribuem ainda mais para a conscientização e o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente. A organização fez uma parceria com a CI, rede de lojas especializadas em intercâmbio e turismo jovem que está comemorando 20 anos de atuação.

Para celebrar os dois aniversários, as parceiras lançam, no dia 3 de setembro, o “Passaporte Sustentável” que traz dicas de turismo para aqueles empenhados em contribuir com a conservação da natureza também durante suas viagens. O livreto destaca que, se realizado de maneira responsável, o turismo é uma oportunidade única de fazer a diferença e reduzir sua Pegada Ecológica.

Para fechar o ciclo de celebração, o WWF-Brasil se uniu às comemorações pelo Dia da Amazônia, em 5 de setembro, com um convidado muito especial. De 2 a 4 de setembro, o cantor Lenine fará uma breve expedição pelo Rio Negro, na Amazônia. Além de entrar em contato com a população e as belezas cênicas da região amazônica, Lenine vai ter a oportunidade de conhecer as ações do WWF-Brasil pela conservação ambiental naquela região. No dia 5 de setembro haverá evento em Manaus, no Teatro Amazonas. Às 19 horas, o WWF-Brasil apresentará, durante um coquetel, suas principais contribuições para a conservação da Amazônia. Em seguida, Lenine se apresentará pela primeira vez no estado do Amazonas, com seu show acústico, enquanto o balão do WWF-Brasil flutua sobre o Largo de São Sebastião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os fa...

O Natal por Caio Fábio

NATAL CONFORME A NATA DE CADA ALMA Paulo disse que não era mais para se guardar festas religiosas como se elas carregassem virtude em si mesmas. Assim, as datas são apenas datas, e as mais significativas são aquelas que se fizeram história, memória e ninho em nós. Ora, o mesmo se pode dizer do Natal, o qual, na “Cristandade”, celebra o “nascimento de Jesus”, ou, numa linguagem mais “teológica”, a Encarnação. No entanto, aqui há que se estabelecer algumas diferenciações fundamentais: 1. Que Jesus não nasceu no Natal, em dezembro, mas muito provavelmente em outubro. 2. Que o Natal é uma herança de natureza cultural, instituída já no quarto século. De fato, o Natal da Cristandade, que cai em dezembro, é mais uma criação de natureza constantiniana, e, antes disso, nunca foi objeto de qualquer que tenha sido a “festividade” da comunidade dos discípulos originais. 3. Que a Encarnação, que é o verdadeiro natal, não é uma data universal — embora Jesus possa ter nascido em outubro —, mas sim um...

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei...