quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cartuns e charges do Mural na Net

Se de ontem pra hoje alguém tentou acessar os cartuns/charges estrangeiros que já veiculamos aqui no Mural, não os encontrou. Explicamos a razão a seguir.
Veiculamos aqueles cartuns sem a expressa permissão de seus desenhistas. Achamos que, por eles não exigirem pagamento de alguma taxa ou algo parecido, poderíamos traduzí-los e usar aqui na web ou em qualquer outro meio de comunicação sem problemas desde que citássemos a fonte. Investigando direitinho os sites desses cartunistas, descobrimos que eles gostariam que os contactássemos antes no intuito de receber autorização de sua parte para traduzir os cartuns e usá-los.
Visando sanar esse problema, o Mural entrou em contato com um site americano onde vários daqueles cartuns são veiculados. Conversamos com seu responsável (webmaster), Martin Erwin, e ele entrou em contato com os cartunistas. Obtivemos, então, autorização de vários deles para traduzir e veicular seus cartuns aqui no Mural. Ebaaaaaaaaa! Os cartuns são Church Mice, The Back Pew, EZGtoons, AFTER EDEN, Bulletoon, MankindToons, JustED e GOD's Graffiti.
Contactamos também - e este pessoalmente - Mike Waters, o cartunista americano que faz os Joyful 'toons. Mike parabenizou as traduções que já fizemos dos cartuns dele e aceitou produzí-los já com o texto traduzido desde que o fornecêssemos os textos em português. Os Joyful 'toons aqui já veiculados não foram removidos, mas iremos fazer isso substituindo-os pelos que Mike nos enviará.
Queremos ainda entrar em contato com os cartunistas do ReverendFun, e vamos ver se conseguimos autorização para usar os Toon Fevers.
Em razão de tudo isso que você leu acima é que decidimos retirar os cartuns que veiculamos sem autorização. Isto evitará eventuais problemas futuros.
Amanhã começamos a REveicular os cartuns antigos, e agora dentro das formalidades que os cartunistas nos solicitaram. Passaremos a veicular os cartuns/charges numa categoria nova aqui no blog, justamente a categoria Charge/Cartum, para que fique até fácil revê-los futuramente.
Muralistas

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails