quarta-feira, 3 de junho de 2009

Guias de profissões

Para quem participou ou não do bate papo na manhã do último domingo a respeito de vocação profissional, aqui vai uma dica do Mural com vários sites que contêm guias de profissões.
Universia – Tem textos sobre as profissões divididas por área
Revista Guia do Estudante – Guia de profissões
CATHO Online – Guia de profissões
Guia da Profissões – Isso mesmo! Um site dedicado só a isso!
Canal Vestibular do site Brasil Escola - Guia de profissões
Dêem uma olhada neles. Tem site com muita coisa, até entrevista com profissionais.

2 comentários:

J R BREVES disse...

Qual a função do ajudante de obra? Também conhecido como servente, responde ao encarregado de pedreiros e é responsável pela limpeza da obra e pelas ferramentas. Como é formada a equipe de trabalho na obra? Geralmente para cada seis pedreiros, há cerca de três ajudantes. Qual a idade média de um ajudante de obra? Em geral, a faixa etária fica entre 25 e 60 anos, embora quanto mais experiência melhor. Como deve ser um bom ajudante de obra? Precisa saber diferenciar os materiais (blocos e tijolos, agregados graúdos e miúdos e aglomerantes) e também conhecer os traços de argamassa. Ser prestativo e estar atento ao estoque é fundamental. Quais os cuidados com a segurança? É importante que a construtora ofereça treinamentos de segurança periodicamente. Palestras sobre higiene, alcoolismo e campanhas de vacinação também envolvem o bem-estar do ajudante de obra. Dá para evoluir na profissão? Sim, principalmente para quem mostra interesse em aprender e não falta nem se atrasa. Como está o mercado de trabalho? Há oportunidade nos grandes centros urbanos. Onde aprender? Pode ser na prática. Em cerca de três meses já dá para ter o domínio da profissão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO

· Efetuar a carga, descarga e transporte de materiais, servindo-se das próprias mãos ou utilizando carrinho de mão e/ou ferramentas manuais, possibilitando a utilização ou remoção daqueles materiais.
· Escavar valas e fossas, abrir sulcos em pisos e paredes, extraindo terras, rebocos, massas, permitindo a execução de fundações, o assentamento de canalizações ou tubulações para água ou rede elétrica, ou a execução de obras similares.
· Misturar cimento, areia, água, brita e outros materiais, através de processos manuais ou mecânicos, obtendo concreto ou argamassa.
· Preparar e transportar materiais, ferramentas, aparelhos ou qualquer peça, limpando-as e arrumando-as de acordo com instruções.
· Auxiliar o oficial ou encarregado, em conjunto ou sozinho para levar a bom termo a execução de suas tarefas.
· Zelar pela conservação dos locais onde estão sendo realizados os serviços.
· Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

JT Ollemhebb disse...

Boa contribuição!

Obrigado!

Related Posts with Thumbnails