Pular para o conteúdo principal

Vencendo a tirania do momento

Young girl in red offers game with police handcuffs
Viver ao sabor dos ventos das circunstâncias da vida é viver precariamente. A existência humana está constantemente sujeita a uma série de infortúnios que escapam totalmente ao seu controle, mesmo que o ser humano viva da forma mais prudente e sábia possível. Em suma, as coisas nem sempre saem como planejamos.

Sempre fez parte da literatura filosófica, e, em especial da chamada literatura de sabedoria, a preocupação quanto à forma que devemos lidar com os altos e baixos da vida. Pensemos em algumas dessas soluções que têm sido propostas:

1. A resposta da resignação. Os proponentes deste ponto de vista simplesmente assumem o fato de que tudo encontra-se fora do nosso controle e não há nada o que fazer mesmo, senão, submetermos nossa vida ao destino cego. Há variações quanto a este ponto de vista. Uns ensinam que a saída está em não nos apegarmos a nada - diminuirmos nossas expectativas com relação a uma vida que nos promete muito e não cumpre nada. Outros chegam ao ponto de assumirem uma postura absolutamente niilista. Ou seja, afirmam que nada tem sentido. A melhor coisa é morrer cedo e melhor do que morrer cedo é nunca haver nascido.

2. A resposta do conceito de karma. De acordo com esta doutrina, nossos infortúnios não se originam no acaso, mas numa espécie de governo moral universal que faz com que paguemos em vida os erros que cometemos numa vida da qual não nos lembramos. Trata-se de uma visão de mundo que tende ao imobilismo. Conduz o homem à decisão de não tentar fugir desta sentença estabelecida antes do seu nascimento.

3. A resposta do cristianismo. O cristianismo difere de várias maneiras das respostas propostas acima. Em primeiro lugar, o cristianismo afirma a liberdade e o direito do ser humano desejar. Há espaço dentro da fé cristã para a existência de sonhos legítimos, mesmo em face do caráter incerto de todas as coisas. Isto porque Deus pode satisfazer aos desejos do coração de um homem e de uma mulher. A Bíblia está repleta do testemunho de pessoas que, a despeito da percepção do elemento trágico da vida, ousaram sonhar e muito realizaram neste vale de lágrimas em que vivemos. Esta capacidade de sonhar está inserida na cosmovisão cristã. É um corolário do cristianismo bíblico: para a fé cristã a dimensão impessoal da vida está sujeita à dimensão pessoal da vida. No Mar da Galiléia o Senhor Jesus fez o vento e as ondas cessarem.

Em segundo lugar, o cristianismo afirma a realidade do céu. O cristão é estimulado a desejar, mas jamais a esperar nesta vida aquilo que ele só terá quando houver uma completa transformação cósmica - a criação de novos céus e nova terra - promessa feita por Cristo reiteradas vezes. O fato de o homem não se satisfazer com este mundo, como lembra C. S. Lewis, não significa que o plano de Deus fracassou, mas que o homem foi criado para um mundo transfinito e transtemporal. Nossos melhores momentos nesta vida são apenas lembranças do que nos aguarda na glória. Retiro isso da vida e não sobra nada. Resta-nos o "Comamos e bebamos que amanhã morreremos" dos Epicureus, tão bem lembrado pelo apóstolo Paulo.

Em terceiro lugar, o cristianismo afirma o caráter incerto da condição humana debaixo do sol. Não sabemos o que nos aguarda. Orações podem não ser ouvidas nos termos em que as apresentamos a Deus. Sendo assim, a fé cristã nos estimula a prática do contentamento, o que significa a decisão de momento a momento dizermos um racional “muito obrigado” a Deus, mesmo que as coisas não estejam andando como esperávamos. Há um paradoxo aqui. O cristão não se alegra pelo sofrimento em si, se possível, faz o que estiver ao seu alcance para evitá-lo ou superá-lo, mas aquiesce à vontade daquele que faz com que todas as coisas concorram para o bem dos que amam a Deus.

Em quarto lugar, o cristianismo não desnaturaliza o ser humano, mas dá-lhe recursos para que o que anda com Cristo se supere. Quando vem a dor, o cristianismo não ensina a ninguém que é pecado chorar. Mas, ninguém deve viver de uma tal maneira que sua relação com Deus e o seu caráter sejam determinados pelas circunstâncias da vida. O cristão é chamado por Deus a vencer a tirania do momento.

Em quinto e último lugar, entre o muito que poderíamos falar, permita-me apresentar um ponto final indispensável. A vida neste planeta é dura, curta e incerta. Por isto, quando uma pessoa se converte, Deus não lhe dá um pijama para descansar, mas uma armadura para guerrear: “revesti-vos de toda a armadura de Deus...”. O cristão faz parte de uma comunidade peregrina, que encontra-se no meio de uma travessia que se dá através de uma terra árida e ocupada por forças malignas. Tudo isto exige a necessidade de vigilância, constante oração, estudo das Sagradas Escrituras, comunhão com a igreja, participação no sacramento da ceia e santidade de vida.

Que Deus ajude a você e a mim a vermos que beleza de vida é a vida cristã. Que saibamos vivê-la, e, no secreto, na solitude, na prática das disciplinas espirituais, nos prepararmos para ela. Em vivendo assim, poderemos dizer juntamente com o apóstolo Paulo na Carta aos Filipenses capítulo 4 verso 11 em diante:
 
“... porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura, como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”.
 
Antônio Carlos Costa (pastor da Igreja Presbiteriana da Barra, Presidente do Rio de Paz e apresentador, há dez anos, do programa de televisão Palavra Plena) via Genizah
 
Foto de Tom Prokop em 123 Royalty Free

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei