quinta-feira, 18 de junho de 2009

Por que os fiéis pagam o dízimo para demonstrar sua fé?

coins in close up_A special 2 euro coin from the Olympic games in Greece
 
 
Esse aí acima é o título da segunda matéria da série produzida pelo Yahoo! – a primeira recomendamos nesse post aqui da semana passada.
 
Leia os três primeiros parágrafos que transcrevemos abaixo e clique no link lá no final para ler a matéria completa.
 
 
 
Na Wikipedia brasileira, espécie de Enciclopedia Barsa colaborativa - mas de segundo escalão - o dízimo é definido como "a décima parte de algo, paga voluntariamente ou através de taxa ou imposto, normalmente para ajudar organizações religiosas judaicas ou cristãs. Apesar de atualmente estar associada à religião, muitos reis na Antiguidade exigiam o dízimo de seus povos".
 
Na Desciclopédia, compêndio sarcástico-humorístico organizado de maneira semelhante à Wikipedia, o tributo está definido como "uma contribuição de 10% de tudo o que o otário fiel de uma determinada igreja tem que pagar".
 
As duas definições, embora imprecisas (uma, obviamente, mais que a outra), ajudam a compor o senso comum que a população cristã brasileira deve ter a respeito da colaboração voluntária, da taxa obrigatória, da décima parte do salário, a ser entregue para a Igreja. São muitas as palavras que podem construir ou desfazer algo que é visto como uma obrigação cujo cumprimento é vantajoso, já que garantirá benesses, mas pouco se sabe realmente a respeito desta palavra que está em uso desde muito antes de Cristo, e o cristianismo, nascerem.
 

Foto de 123 Royalty Free

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails