Outro jogo muito famoso é "Darfur is dying" que denuncia a crise humanitária na região de Darfur, situada na parte oeste do Sudão. O game Darfur is Dying é um simulador da rotina das pessoas que vivem naquela região do Sudão, onde a busca por água e alimento são constantes, bem como os estupros e os ataques de guerrilheiros.
Primeiro você precisa escolher uma pessoa da família para ir buscar água fora do acampamento. Essa tarefa tem que ser realizada pelas mulheres, normalmente as crianças, pois o homem adulto que é pego fora dos limites de segurança é logo morto pelas milícias (a mais pura realidade para quem vive ali).
Fora do acampamento, você precisa caminhar “quilômetros” até a fonte de água. A distância do objetivo é mostrada na tela - se o número estiver diminuindo, você está na direção certa. Para escapar dos bandidos, use a barra de espaço e esconda-se atrás de um objeto (moita, pedra, carcaça de animal). Se for visto pelos soldados armados, receberá a mensagem que diz mais ou menos: “Você é uma das centenas de milhares de pessoas que já perderam nesta crise humanitária.”
Depois de pegar a água, você deve retornar ao acampamento e distribuir o precioso líquido para completar novas tarefas: molhar a horta, fabricar tijolos. De vez em quando tens os ataques dos janjawid, eles destroem as casas e matam as pessoas.
Esses jogos nos atentam para o crime que está sendo cometido ao bem estar do planeta e da sociedade mundial. E nós o quanto somos responsáveis por isso? Pense nisso.
Comentários