sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bicicletada de Maceió


Está marcada para o dia 30/05 a 12ª Bicicletada de Maceió. O encontro será no mesmo local de sempre: no Posto 7 (próximo ao Hotel Jatiúca), às 8h30 da manhã.

Para os que não conhecem a bicicletada, trata-se de um movimento mundial com o intuito de apresentar a bicicleta como uma alternativa para a mobilidade urbana, cobrar respeito dos motoristas e melhorias na infra-estrutura para a utilização da bicicleta nas cidades. Queremos discutir o modelo de cidade o qual estamos inseridos e apresentar uma nova alternativa. A Bicicletada acontece em diversas cidades de diversos países, como um movimento horizontal, ou seja, sem líderes. É chamada de Bicicletada aqui no Brasil e em Portugal. Caso alguém queira buscar mais informações sobre bicicletadas de outros países, basta digitar no Google: “critical mass”, nome que recebe em países de língua inglesa.

Algumas cidades realizam suas bicicletadas nas noites da última sexta-feira de cada mês. Em atenção aos pedidos de algumas pessoas que estudam à noite, ou que se disseram impossibilitadas de participar por questões de trabalho, transferimos a Bicicletada de Maceió para as manhãs de sábado. Foi sugerido o domingo, mas explicamos que, realizando a Bicicletada aos domingos, perderia o sentido do movimento, já que é um dia completamente atípico, com poucos carros na rua, e assim, não atingiríamos nosso objetivo principal (apresentar a bicicleta como meio de transporte). Seria apenas um passeio de domingo.

Para aqueles que gostaram da idéia e pretendem participar, pedimos que levem seus panfletos, cartazes, faixas, fantasia, o que desejarem! Para dar uma idéia, deixamos alguns exemplos de panfletos em três locais da cidade. Basta pedir a “pasta da bicicletada” e tirar quantas cópias pretender distribuir no dia da bicicletada. Achamos que, se cada um tirar um pouquinho, não fica caro para ninguém. Caso não queira gastar dinheiro, cada um pode confeccionar seu próprio material. Os locais onde deixamos o material são:

- Multicópias, na Pajuçara (vizinho ao Hotel Ouro Branco);
- Gráfica Impressos, na Praça do Centenário (ao lado das farmácias);
- Papelaria Global, no Centro da cidade (no início da Barão de Penedo, próximo à Secretaria Estadual de Gestão Pública).

Para aqueles que não puderem participar dessa 12ª Bicicletada, pedimos que nos ajudem a divulgá-la e esperamos contar com sua presença na 13ª Bicicletada, quando comemoraremos nosso 1º aniversário (em junho).


Para aqueles que queiram buscar mais informações, sugerimos dois sites:



Por enquanto, é isso. Qualquer dúvida, basta escrever para esse e-mail.

Até sábado!






0 comentários:

Related Posts with Thumbnails