Pular para o conteúdo principal

O perigo invisível

A vida moderna é uma maravilha em termos dos benefícios que ela nos proporciona, não é mesmo? O que dizer dos avanços da medicina que trouxeram a cura de doenças que outrora eram incuráveis? O que dizer dos avanços na tecnologia da informação e da comunicação que nos trouxeram o celular, a internet, o email, as redes sociais (leia-se orkut e seus semelhantes) etc.?
 
Algumas inovações não são tão necessárias assim à nossa vida, mas... fazer o quê; se a gente começa a usufruir delas e depois está presa a elas, né?! Pois bem. Já ouviram falar de nanopartículas, nanotubos e nano-sei-lá-o-quê que têm sido notícias há um certo tempo na mídia? Produtos que fazem uso dessas "coisas" aí já existem em produtos que consumimos rotineiramente - quais eu não sei! Vejam, então, a seguir, uma notícia interessante pra pensarmos sobre os riscos de estar em contato com essas nanocoisas.
 
 
 
Notícia de Terra, com EFE via Gazetaweb
 
Cientistas estudam perigo das nanopartículas
 
Uma comissão científica britânica dedicada ao estudo da poluição atmosférica encomendou uma pesquisa sobre os eventuais perigos das nanopartículas.
 
Estas partículas, que podem ser 100 vezes menores que um vírus, são usadas em produtos como protetores solares, roupas esportivas e suplementos alimentares.
 
Calcula-se que haja pelo menos 600 produtos disponíveis atualmente no mundo todo que contenha algum tipo de nanopartícula, e seu uso vai aumentar.
 
Segundo John Lawton, presidente da comissão científica e citado nesta quarta pelo jornal britânico The Guardian, a falta de estudos sobre os possíveis efeitos das nanopartículas é preocupante porque atualmente se ignora os efeitos danosos para o meio ambiente e o metabolismo humano.
 
"Não queremos ser alarmistas, mas quanto mais rápido soubermos mais coisas sobre isto, melhor. O que dizemos ao Governo é que tem que fazer algo... e com urgência", declarou Lawton.
 
A comissão britânica não defende proibir seu uso, pois é consciente dos benefícios desta nova tecnologia.
 
O dióxido de titânio, por exemplo, é usado nos cremes para a proteção dos raios solares e é bastante eficaz para prevenir o câncer de pele.
 
Para Vicki Stone, professora de toxicologia da Universidade Napier, em Edimburgo (Escócia), as nanopartículas demonstraram ser tóxicas em vários testes feitos em laboratório.
 
As nanofibras de carbono, usadas na confecção de roupas coloridas sem usar tinturas, podem chegar ao meio ambiente e serem inaladas enquanto outras nanopartículas microscópicas podem ser absorvidas por vários organismos e contaminar a cadeia alimentar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os fa...

O Natal por Caio Fábio

NATAL CONFORME A NATA DE CADA ALMA Paulo disse que não era mais para se guardar festas religiosas como se elas carregassem virtude em si mesmas. Assim, as datas são apenas datas, e as mais significativas são aquelas que se fizeram história, memória e ninho em nós. Ora, o mesmo se pode dizer do Natal, o qual, na “Cristandade”, celebra o “nascimento de Jesus”, ou, numa linguagem mais “teológica”, a Encarnação. No entanto, aqui há que se estabelecer algumas diferenciações fundamentais: 1. Que Jesus não nasceu no Natal, em dezembro, mas muito provavelmente em outubro. 2. Que o Natal é uma herança de natureza cultural, instituída já no quarto século. De fato, o Natal da Cristandade, que cai em dezembro, é mais uma criação de natureza constantiniana, e, antes disso, nunca foi objeto de qualquer que tenha sido a “festividade” da comunidade dos discípulos originais. 3. Que a Encarnação, que é o verdadeiro natal, não é uma data universal — embora Jesus possa ter nascido em outubro —, mas sim um...

Deus pegou no meu bilau

Bom pessoas e mudando um pouco de assunto, deixo pra vocês um texto muito bom do Marcos Botelho , leia e não esqueça de comentar. É lógico que você ficou escandalizado com o título desse artigo, não era para ser diferente, você é um brasileiro que cresceu com toda cultura e tradição católica latino americana onde os órgãos sexuais são as partes sujas e vergonhosas do corpo humano. Mas não é assim que Deus vê e nem que a bíblia fala do seu e do meu órgão sexual, a bíblia está cheia de referências boas sobre o sexo e sobre os órgãos sexuais, mesmo percebendo claramente que os tradutores tentaram disfarçar. Na narração de Gênesis 2.7 vemos Deus esculpindo o homem do barro, isso foi um escândalo para os outros povos e religiões, principalmente para os gregos que acreditavam que nenhum deus poderoso poderia tocar na matéria, principalmente no barro como um operário fazia. Hoje não temos a dificuldade de acreditar que Deus, na criação, sujou a mão de barro, mas temos tremenda dificuldade d...