Pular para o conteúdo principal

Recuse, reduza, reutilize!


1,5 milhão de sacolas plásticas são consumidas a cada hora no Brasil. Em apenas 24 horas consumimos 36 milhões de sacolas plásticas, no mundo são consumidas entre 500 bilhões e um trilhão de sacolas plásticas por ano. Agora pense e imagine quantos recursos naturais podem ser poupados se estes números forem reduzidos. Agora pense de novo, você já se perguntou para onde vai todo este plástico?

O plástico foi inventado em 1909 pelo Dr. Leo Baekeland, químico americano de origem belga e foi batizado de "baquelite". E seu potencial de decomposição é muito baixo, extima-se que em aterros sanitários e lixões leve cerca de 400 anos para se decompor e na natureza ele permaneça por até 800 anos. Isso implicar dizer que os primeiros plásticos inventados ainda estão em processo de decomposição.

Mas se todo esse plástico não desaparece para onde ele está indo? Uma resposta assustadora a essa pergunta pode ser encontrada no Oceano pacífico.

"Existe hoje uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Estima-se que haja neste vortex de lixo cerca de 1000 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.

Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental.

Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. ‘Como foi possível fazermos isso?’ – ‘Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo". (Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully)

Isto é só uma ponta do Iceberg. Lixões e aterros se multiplicam, praias, rios são sufocados pelo nosso lixo. Até onde iremos? Será que já não é hora de pararmos? Que planeta deixaremos pra nossos filhos?

Você pode deixar de fazer parte do problema e se tornar parte da solução; basta dizer não às sacolas plásticas. Utilize sacolas retonáveis, evite copos descartáveis, prefira embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, recicle, reduza o seu consumo e passe esta mensagem a outros, torne-se um consumidor consciente. Participe você tambem recuse, reduza, reutilize, afinal " Saco é um saco" pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/, Planeta Sustentável - O futuro a gente faz agora

Comentários

Sammis Reachers disse…
Assunto de interesse urgente - é preciso refrear o consumo deste item o quanto antes, mas as ações neste sentido apenas engatinham por aqui. No Brasil temos o agravante de muitos reutilizarem as sacolas como saco de lixo...

Reproduzi o artigo no Cidadania Evangélica, com o crédito.

Um abraço brother!

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei