terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Parabéns Maceió!

Maceió é a capital do estado de Alagoas, fundada em 5 de Dezembro de 1815, carinhosamente chamada de “paraíso das águas”.

O povoado que deu origem a Maceió surgiu em um engenho de cana de açúcar, às margens da lagoa Mundaú. O nome Maceió de origem tupi “Massayô-k” ou “o que tapa o alagadiço”, talvez tenha surgido pela abundância de águas por todos os lados e a constante subida e descida das marés, e foi adotado por volta de 1609.

Em 29 de Dezembro de 1816 ocorre a elevação da condição de povoado a vila, principalmente por causa do desenvolvimento vindo do Porto de Jaraguá, um “porto natural” que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, fumo, coco e especiarias. Com o contínuo processo de desenvolvimento, a cidade se torna a capital da província de Alagoas em 9 de Dezembro de 1839, com o simbólico ato de transferência do Tesouro da Província para Maceió.

Maceió ainda guarda muito da vila do século passado, como os casarões antigos, ruas estreitas e tortuosas, e o convívio amistoso de seus moradores que, em alguns bairros, ainda põem as cadeiras nas calçadas para um bate-papo à noite.

Costumo falar que quando Deus fez Alagoas ele estava "estragado", pois, viver em Maceió é ter no quintal de casa quase 40 km de praias paradisíacas, piscinas naturais, um mar de águas mornas e tranqüilas e de uma cor inigualável.

Maceió está encravada em meio a coqueiros e mangues que completam a beleza desta cidade abençoada, banhada pelo oceano Atlântico e pela exuberante lagoa Mundaú com suas ilhas exóticas - a cidade honra o nome de "Paraíso das águas". E tudo isto regado por um sol companheiro de quase todo o ano.

Assim é Maceió bela e simples com uma gente alegre e hospitaleira. Esta é minha cidade, e, como as pessoas aqui costumam falar, "Eu moro onde você passa férias". Parabéns Maceió.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails