segunda-feira, 22 de março de 2010

Não precisamos ir à igreja...

Foto: Jocum

Por Gonzaga Jr

Outro dia enquanto passava de coletivo por uma avenida da minha cidade, meus pensamentos foram tragados por um inscrição que vi em um pequeno prédio de arquitetura simples e discreto. Na fachada do prédio estava escrito “Aqui se reúne a igreja de Jesus Cristo”. Aquela frase me pegou em cheio, um sorriso invadiu a minha face e me jogou em meio a pensamentos e divagações.

A palavra igreja é a transliteração da palavra grega "eklesia" e significa "chamados para fora". Ela aparece na bíblia 109 vezes e em nenhuma destas vezes com o significado de lugar ou templo, a palavra igreja não é o templo, a organização ou instituição, mas as pessoas, os indivíduos (Mt. 16.18)

Ao ver aquela frase, lembrei da enorme quantidade de agremiações religiosas existentes nos nossos dias que reivindicam o nome “igreja” para elas. Não sei ao certo em que período da história perdeu-se o significado real do que é ser “Igreja”; quando deixamos de ser igreja para estar na igreja. Não busco culpados, não acusarei a Constantino ou mesmo a Roma, não busco juízo ou vingança, mas procuro a redenção, um retorno ao ser ao invés do estar.

Constantemente encontro com pessoas que me interrogam com um ar de autoridade – O que houve, você nunca mais veio a igreja? Ou mesmo leigos que costumam perguntar: "A que igreja você pertence?" Não, também não os culpo, pois no lugar destes que me questionam, se eu visse e ouvisse a infinidade de nomes de instituições religiosas existentes, muitas até com nomes que só perdem em espalhafatices para os seus fundadores, eu também ficaria confuso. A estes respondo: "Pertenço a igreja de Jesus Cristo, embora congregue na denominação evangélica Assembléia de Deus".

Ficou confuso? Espera que eu explico: Acredito fielmente na igreja como corpo de Cristo, e acredito no que fala as escrituras quando afirma que “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”, então, igreja somos eu, você e aquela infinidade de filhos ou membros espalhados por este mundão de meu Deus, congreguem eles na Assembléia de Deus, Batistas, Presbiterianas... da vida ou não. Porque para mim igreja é corpo vivo e não concreto armado.

Ao ver aquela frase, sorri porque não me senti só em meio ao que acredito. Sorri porque descobri que nem todos perderam o significado de ser igreja! Sorri porque em meio a tantos nomes absurdos, e, pasmem, até cômicos, vi uma frase na fachada de um templo em que o significado real da palavra igreja estava preservado e cuja placa tive orgulho de pronunciar em alta voz.

Sorri ao ver aquela descrição tão simples e bela nos lembrando que não, não precisamos ir à igreja, mas sim, temos que ser igreja. E somos igreja quando obedecemos ao mandamento do mestre “... Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15:12). E sendo igreja seremos atraídos involuntariamente aos outros membros do Corpo.

Um abraço e fiquem na paz.


4 comentários:

Mr. Dennis Portell disse...

Amigo sensacional seu comentário!
Penso exatamente como vc!
Começarei a seguir seu blog.
Também tenho um...espero que de uma olhada.
Um abraço!

Gonzaga Junior disse...

Olá, Mr. Dennis,é uma satisfação ter você como nosso seguidor.
Obrigado pelas palvras, é muito bom saber que não estamos sozinhos no mundo.
Obrigado pela visita, e com certeza passaremos em seu blog.

Um abraço e fica na paz!

Mr. Dennis Portell disse...

agradeço pelas palavras mais, no tive retorno(rsrs). Adoraria ter p privilegio de desenvolvermos uma amizade! Abraço!

Jedson Carlos Lima disse...

Excelente! Pertenço a igreja de Cristo e congrego na Batista. Onde estiverem dois ou três em nome dele ali Ele está. Acho importante congregar, é importante para o nosso crescimento e amadurecimento. Eu e somente eu nunca seria "ser igreja". Ser igreja necessáriamente requer o outro. A igreja é o corpo de Cristo há muitos membros, cada qual com sua função. A minha casa é uma igreja, e ir a igreja é encontrar o restante da igreja que não conheço ainda, mas desde que o cabeça seja Cristo, na igreja ou em casa há igreja de Cristo.

Related Posts with Thumbnails