Pular para o conteúdo principal

Não precisamos ir à igreja...

Foto: Jocum

Por Gonzaga Jr

Outro dia enquanto passava de coletivo por uma avenida da minha cidade, meus pensamentos foram tragados por um inscrição que vi em um pequeno prédio de arquitetura simples e discreto. Na fachada do prédio estava escrito “Aqui se reúne a igreja de Jesus Cristo”. Aquela frase me pegou em cheio, um sorriso invadiu a minha face e me jogou em meio a pensamentos e divagações.

A palavra igreja é a transliteração da palavra grega "eklesia" e significa "chamados para fora". Ela aparece na bíblia 109 vezes e em nenhuma destas vezes com o significado de lugar ou templo, a palavra igreja não é o templo, a organização ou instituição, mas as pessoas, os indivíduos (Mt. 16.18)

Ao ver aquela frase, lembrei da enorme quantidade de agremiações religiosas existentes nos nossos dias que reivindicam o nome “igreja” para elas. Não sei ao certo em que período da história perdeu-se o significado real do que é ser “Igreja”; quando deixamos de ser igreja para estar na igreja. Não busco culpados, não acusarei a Constantino ou mesmo a Roma, não busco juízo ou vingança, mas procuro a redenção, um retorno ao ser ao invés do estar.

Constantemente encontro com pessoas que me interrogam com um ar de autoridade – O que houve, você nunca mais veio a igreja? Ou mesmo leigos que costumam perguntar: "A que igreja você pertence?" Não, também não os culpo, pois no lugar destes que me questionam, se eu visse e ouvisse a infinidade de nomes de instituições religiosas existentes, muitas até com nomes que só perdem em espalhafatices para os seus fundadores, eu também ficaria confuso. A estes respondo: "Pertenço a igreja de Jesus Cristo, embora congregue na denominação evangélica Assembléia de Deus".

Ficou confuso? Espera que eu explico: Acredito fielmente na igreja como corpo de Cristo, e acredito no que fala as escrituras quando afirma que “As portas do inferno não prevalecerão contra ela”, então, igreja somos eu, você e aquela infinidade de filhos ou membros espalhados por este mundão de meu Deus, congreguem eles na Assembléia de Deus, Batistas, Presbiterianas... da vida ou não. Porque para mim igreja é corpo vivo e não concreto armado.

Ao ver aquela frase, sorri porque não me senti só em meio ao que acredito. Sorri porque descobri que nem todos perderam o significado de ser igreja! Sorri porque em meio a tantos nomes absurdos, e, pasmem, até cômicos, vi uma frase na fachada de um templo em que o significado real da palavra igreja estava preservado e cuja placa tive orgulho de pronunciar em alta voz.

Sorri ao ver aquela descrição tão simples e bela nos lembrando que não, não precisamos ir à igreja, mas sim, temos que ser igreja. E somos igreja quando obedecemos ao mandamento do mestre “... Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (Jo 15:12). E sendo igreja seremos atraídos involuntariamente aos outros membros do Corpo.

Um abraço e fiquem na paz.


Comentários

Amigo sensacional seu comentário!
Penso exatamente como vc!
Começarei a seguir seu blog.
Também tenho um...espero que de uma olhada.
Um abraço!
Unknown disse…
Olá, Mr. Dennis,é uma satisfação ter você como nosso seguidor.
Obrigado pelas palvras, é muito bom saber que não estamos sozinhos no mundo.
Obrigado pela visita, e com certeza passaremos em seu blog.

Um abraço e fica na paz!
agradeço pelas palavras mais, no tive retorno(rsrs). Adoraria ter p privilegio de desenvolvermos uma amizade! Abraço!
Unknown disse…
Excelente! Pertenço a igreja de Cristo e congrego na Batista. Onde estiverem dois ou três em nome dele ali Ele está. Acho importante congregar, é importante para o nosso crescimento e amadurecimento. Eu e somente eu nunca seria "ser igreja". Ser igreja necessáriamente requer o outro. A igreja é o corpo de Cristo há muitos membros, cada qual com sua função. A minha casa é uma igreja, e ir a igreja é encontrar o restante da igreja que não conheço ainda, mas desde que o cabeça seja Cristo, na igreja ou em casa há igreja de Cristo.

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei