Pular para o conteúdo principal

Noa e Mira Awad cantando pela paz!

Achinoam Nini, ou simplismente Noa, como é conhecida mundialmente, há muito provoca controvérsia em Israel e na comunidade árabe. Ela já gravou com artistas árabes, se recusou a se apresentar na Cisjordânia ocupada, condenou os assentamentos israelenses ali e cancelou concertos por causa de ameaças de bomba da extrema direita.

Em 2009 Noa deixou a esquerda israelense furiosa. Escolhida para representar Israel no festival da Canção Eurovision que foi realizado em Moscou, Nini pediu se podia levar consigo sua atual colaboradora artística, a atriz e cantora árabe israelense Mira Awad.

O comitê de seleção adorou a ideia de ter tanto uma árabe quanto uma judia na competição pela primeira vez. Mas por coincidir com a guerra de Israel em Gaza e com a ascensão de Avigdor Lieberman, o político ultranacionalista que ameaça os árabes israelenses com um juramento de lealdade, a escolha do comitê foi rotulada por muitos na esquerda e na comunidade árabe como um esforço para embelezar uma situação horrível.

Mira Awad é filha de um médico árabe da Galiléia e de uma mãe búlgara e mora em Tel Aviv. Ela é mais conhecida em Israel como a atriz que aparece em uma popular comédia da TV, além de atuar ultimamente em uma forte peça teatral a respeito do conflito entre israelenses e palestinos, em cartaz no Cameri Theater, em Tel Aviv.

Protestos de todos os lados começaram a surgir, exigindo que a dupla se retirasse da disputa. Entretanto, nem Nini nem Awad se deixaram abalar e continuam firmes em sua cruzada pela paz.




Awad é um dos 1,5 milhões de cidadãos árabes entre os mais de 7 milhões de habitantes de Israel. Há mais 4 milhões de árabes palestinos na Cisjordânia e Gaza que não possuem Estado próprio.

Juntamente com Gil Dor, colaborador artístico das cantoras, prepararam 4 canções, para ser escolhida a que representaria Israel no festival em um painel público. As canções foram compostas com partes iguais de hebreu, árabe e inglês.

A canção escolhida foi “There must be another way” Deve haver uma outra maneira, a canção ficou em 16º lugar no festival. Desta parceria surgiu o álbum Noa e Mira Awad. Intitulado “Deve haver uma outra maneira” com 6 duetos e 3 canções individuais de cada uma.

As duas mulheres já colaboram há quase oito anos. No auge da segunda intifada, há seis anos, elas gravaram uma versão de "We Can Work It Out" dos Beatles, que se transformou em um sucesso internacional.

Nini apesar de admirada em Israel, é mais popular no exterior. Sua música, diferente daquela da maioria dos astros pop, é menos uma reflexão da sensibilidade de seu próprio país e mais um esforço de expressar algo universal - um motivo para o painel ter achado que ela poderia conquistar a quarta vitória de Israel no Eurovision em três décadas.

Os dois principais programas humorísticos de Israel a retratam como mais interessada na Itália do que em Israel, assim como explora Awad para atender seu interesse próprio.

Awad, de origem interracial, também é uma estranha em sua própria terra, uma cantora e atriz árabe-cristã em um país dominado por judeus e muçulmanos.

Isso explica em parte o laço entre elas, dizem as duas mulheres, e também pode explicar a ambivalência com que a escolha delas foi recebida.

Ambas as cantoras e seu colaborador, Dor, disseram que passam muitas horas discutindo o significado de uma nação democrática judaica, o conflito entre israelenses e palestinos e como fazer sua parte para melhorar as coisas.

"Todo mundo é responsável por acrescentar algo em prol da paz e da coexistência", disse Nini. "A nossa contribuição é a música. Nós temos uma amizade real. É claro que discutimos. Mas a beleza é que oferecemos um exemplo de como poderia ser a coexistência."

Contrariando a todos e a tudo, estas mulheres nos dão um exemplo de que a paz é possível e de cada um pode fazer a sua parte. E elas o fazem com um talento único, com interpretações ímpares como a de “We Can Work It Out” de Lennon/McCartney, realmente brilhante. Por todo o talento, a coragem e o grande exemplo Noa e Mira Awad são música para a minha alma!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei