domingo, 21 de março de 2010

Noa, a voz de Israel!



De volta com o primeiro SomdoMural de 2010, a gente traz até você a voz e o talento de Achinoam Nini ou, como é conhecia internacionalmente, NOA.

Achinoam Nini - אחינועם ניני, nasceu em Israel em 23 de junho de 1969. Seus pais são de origem iemenitas e emigraram para os EUA quando Noa tinha apenas 2 anos de idade.

Com 17 anos ela retorna a Israel para cumprir os 2 anos de serviço militar obrigatório no exército israelense em uma unidade de entretenimento militar, Noa estudou música na Escola Rimon onde conheceu seu parceiro de longa data e colaborador Girl Dor.

Nini possui uma verdadeira reputação internacional. Ela já vendeu mais de um milhão de álbuns e conta com um forte público na Europa, especialmente na Espanha, Itália e França, onde se apresenta com frequência. Ela tem uma voz cristalina acompanhada por vocais de apoio judeus iemenitas que dão à sua música uma rica qualidade étnica. Após ter passado sua infância em Nova York, ela fala inglês de forma impecável e combina vários instrumentos e ritmos para produzir música de vários estilos.

O prestigiado New York Times descreveu Noa como alguém que retira inspiração de Ella Fitzgerald, Joni Mitchell, Prince, música tradicional israelita e canções iemenitas: a variedade extrema de referências reflecte, enfim, a dificuldade, mas canta com artistas árabes.

Suas fortes influências vem de cantores e compositores da década de 60, como Paul Simon, Joni Mitchell e Leonard Cohen. Com uma sensibilidade musical e lírica, e suas raízes iemenitas combinados a forte experiência em Jazz e Rock de Gil Dor deram uma originalidade impar a Noa.

Noa é casada com o Dr Asher Barack. Eles tem dois filhos, Ayehli e Enea, e vivem e Israel.

"Eu carrego uma bandeira multicultural, rompendo barreiras entre religiões", ela disse. "E também estou envolvida em outras coisas - eu sou uma embaixadora da boa vontade da ONU. Então me sinto com alguma função”.










Sobre a sua extensa carreira, ela gravou 4 álbuns em parceria com Gil Dor, outros quatro álbuns internacionais além de um álbum ao vivo com a Filarmônica de Israel, e um CD e DVD ao vivo com The String Quartet Solis.

Uma coleção de canções napolitanas traduzidas para o hebraico, realizado juntamente com o quarteto de cordas Solis, chamado Napoli-Tel Aviv.

Seu último trabalho é uma parceria com a cantora e amiga árabe Mira Awad, parceria esta iniciada a 9 anos e que inclui uma série de concertos e sua polêmica representação de Israel no Eurovision 2009 (festival da canção competitivo que realizado em Moscou) . A participação das duas no evento gerou descontentamento de todos os lados, mundo árabe, israelenses de direita e esquerda, com varias petições para que as duas se retirarem do evento, alegando que elas estariam passando uma imagem falsa de paz.

Contra tudo e contra todos as duas seguem firmes, em sua cruzada pela paz, há seis anos, no auge da segunda infiltrada de Israel e Gaza, elas gravaram uma versão de ‘We Can Work It Out” dos Beatles, que se transformou em um sucesso internacional.

Conhecida como “A voz de Israel”, Nini tem acumulado prêmios e homenagens ao longo de sua cruzada pela paz entre árabes e judeus.

Ela estava no palco em 4 de novembro de 1995, apresentando-se para um público de 50.000 pessoas no histórico comício da paz em Tel-Aviv. A poucos minutos antes do final, Yitchak Rabin foi assassinado. Ela foi a primeira e única grande artista israelense que concordou em ter seu nome afixado nos quadros de aviso para participar do evento.

Em março de 1999 Noa cantou para o presidente Clinton na Casa Branca, no evento realizado pelo "Yitzhak Rabin Foundation" em homenagem ao aniversário de Rabin .

Ela também foi convidada para cantar em Oslo, para o aniversário do acordo de paz assinado ali, diante de uma platéia que incluía o presidente Clinton, Ehud Barak, Yasser Arafat e do rei da Noruega.

Noa foi condecorada com a "pomba da paz" pelo Nobel da Paz Shimon Peres, e se apresentou e colaborou em várias ocasiões com o "Centro Peres”.

Em fevereiro de 1999, Noa apareceu junto com Steven Spielberg para a Fundação Shoah, em Berlim. Naquele mesmo mês, ela foi homenageada com o "Crystal Award" pelo "World Economic Forum" em Davos, na Suíça,.

Noa, em 2001, foi novamente convidada a participar do Fórum Econômico Mundial em NY, onde se apresentou ao lado de Phil Ramone,Quincy Jones, Bono, Peter Gabriel, Lauryn Hill, India Arie e muitos outros. Neste concerto especial cantou "Imagine" de John Lennon juntamente com o cantor argelino Khaled, em hebraico, Inglês e Árabe.

Em maio de 2002, Noa participou em um concerto no "Coliseu de Roma", sob a bandeira da "Time for Life-Um tributo para a Paz". O evento contou com Ray Charles, Mercedes Sosa, Khaled, Nicola Piovani e vários artistas do Afeganistão, Sarajevo, Belgrado, África e Irlanda. Milhares assistiram ao concerto em telões gigantes.

Em 16 de outubro de 2003, Noa foi nomeada "embaixadora da boa vontade" para a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas). Numa cerimonia que teve lugar em Roma, ela se juntou ao embaixado de celebridades como Roberto Baggio, Dee Dee Bridgewater, Debbie Ferguson, Gilberto Gil, Gina Lollobrigida, N'Dour Yousou, Khaled e Dionne Warwick.

Em 3 de abril de 2005 Noa se tornou a primeira mulher a receber a "medalha de ordem Galileo Galilei" do "Grande Oriente", o braço italiano da maçonaria.

Em 7 de agosto Noa recebeu o prestigioso "Gemona Seminário" prêmio de excelência artística e sua contribuição para a paz e compreensão.

Em junho de 2006, o embaixador italiano em Israel notificou Noa de que o Presidente da República Italiana, decidiu conceder-lhe o prestigiado "Stella de la Republica" (a Estrela da República), com o estatuto de "Cavalliere" (cavaleiro). Essa é a mais alta honra que a Itália tem para dar a um civil.

Noa é um dos poucos talentos do mundo que podem juntar emoções com uma música de alta qualidade, para transmitir uma mensagem de paz e compreensão. Ouça e maravilhe-se com a voz e o talento desta mulher fantástica.








0 comentários:

Related Posts with Thumbnails