sexta-feira, 26 de março de 2010

Sagrado (111º episódio): Judeus

Sexto episódio tratando do tema Essência do ser humano. Sérgio Margulies responde às perguntas:
1) Onde está nossa essência?
e
2)  Se realmente somos criação de um Deus bom, como explicar tanto mal?
 
Nathalia Timberg cita Rousseau: “Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz”.
 
 
 
 
 
Essa questão levantada pelo ser humano a respeito de nossa essência parece ser difícil de ser respondida, hein? Foram boas as palavras do Sérgio na resposta à primeira pergunta; entretanto, não ficou muito claro nelas o que é essa essência. É o lado racional mais o lado espiritual ou ele quis dizer que era o lado espiritual, que vem como complemento do lado racional?
 
Legal também a resposta do Sérgio à segunda pergunta; entretanto [ói o entretanto de novo], por que não explicar pras pessoas que o mal praticado pelo homem é consequência de nossa natureza pecaminosa? Que isso é consequência da queda lá no Éden? Cristãos e judeus deveriam falar mais disso, chamar a atenção para isso. Será que os representantes dessas religiões partem do princípio de que praticamente todo o mundo já sabe disso e que, portanto, não precisam ficar explicando essas coisas? Eu acho o povo num sabe disso não! Ou… não entende bem isso! O povo carece duma explicação.
 
A título de curiosidade, e como dica de leitura, aqui vão os links de três matérias cujos títulos aparecem no vídeo: Bondade é explicada pela ação dos hormônios, dizem cientistas, Para cientistas, guerra faz parte da natureza humana e Palestinos x judeus: o histórico do conflito.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails