Pular para o conteúdo principal

Sagrado (54º episódio): Religiões afro-brasileiras

A Globo gosta muito de posar como organizadinha, mas, na verdade, não o é. Seu site de vídeos, o Globo Vídeos, pelo menos no que se refere aos episódios do Sagrado, é uma bagunça. Eles não publicam lá todos os episódios. Além disso, não os disponibilizam no mesmo dia em que vão ao ar na TV.
 
A sequência que aborda o tema ganância já acabou e outra já foi iniciada, uma que fala sobre liberdade sexual, mas nós não sabíamos. Os vídeos que pensamos que ainda viriam, na verdade, foram os primeiros, como é o caso do episódio que publicamos hoje. Decidimos que vamos ficar assim mesmo, atrasados em relação a eles. É bom porque até damos tempo para a Globo publicar os vídeos em seu site.
 
Este é quinto episódio (mas não na mesma ordem posta pela Globo) abordando o tema “Ganância: a permanente tensão riqueza versus felicidade”. A resposta à pergunta “O contato com a riqueza transforma personalidades?” e comentários à afirmação “Quando os desejos (em relação à riqueza) não se realizam, precisamos lidar com o sentimento de frustração” estão a cargo da makota Valdina. Juliana Paes cita Horácio na abertura do episódio: “A riqueza pode servir ou governar o seu possuidor”.
 
Como o vídeo desse episódio não está disponível na Globo, o jeito é novamente assisti-lo no site da série. Acesse-o (seção Biblioteca de Vídeos) e procure pelo vídeo do dia 11/12/2009.
 
 
image
 
 
 
 
Uma coisa que já me perguntei várias vezes ao assistir a série: como nem sempre os representantes das religiões dizem algo do tipo “em relação a isso, minha religião/crença defende ou pensa que…”, devemos nestes casos admitir que suas palavras são embasadas em sua fé, ou seja, que apesar não mencionar, os posicionamentos são feitos segundo a crença de cada um? Não haveria o perigo de alguém estar simplesmente emitindo uma opinião pessoal?
 
Fiquei com a impressão de que a Valdina emitiu mais opiniões pessoais do que respostas/posicionamentos de sua crença às perguntas/afirmações feitas. Ela diz, comentando a afirmação (segunda parte), que pessoas que “têm uma crença em algo mais do que aquilo que é material” têm condições de não se deixar levar pelo desejo de TER e que assim podem viver um equilíbrio. Ah, dona Valdina, a senhora diz isso porque nunca foi numa igreja que prega a teologia da prosperidade! Lá eles defendem que se você se faz filho de Deus, então tem direito a TER, a buscar, a possuir, e que isso vai lhe fazer feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O escafandro e a borboleta

Uma dica de filme bacana, um motivacional apesar de não ser um filme cristão.     por Juliana Dacoregio   Impossível assistir a O escafandro e a borboleta (França/EUA, 2007) e não pensar em valorizar mais a própria vida. É o pensamento mais simplista possível, mas é também o mais sábio. Eu estava com um certo receio de assistir ao filme. Sabia do que se tratava e não queria sentir o peso da tragédia daquele homem. É uma história realmente pesada. E por mais que Jean Dominique Bauby – que, baseado em sua própria história, escreveu o livro homônimo que deu origem ao filme – conseguisse rir apesar de sua situação, o riso dele faz só faz aumentar o nosso desconforto, por ficar evidente que seu rosto permanece estático enquanto há emoções em seu interior.   Bauby se viu preso em seu próprio corpo em 1995, quando sofreu um derrame que o deixou totalmente paralisado e incapaz de falar. Apesar disso ele não teve sua audição e visão afetadas e suas faculdades mentais continuar

William Barclay, o falso mestre

  O texto a seguir foi traduzido por mim, JT. Encontrado em inglês neste endereço . As citações de trechos bíblicos foram tiradas da bíblia Almeida Revista e Atualizada (ARA).     William Barclay, o falso mestre Richard Hollerman Estamos convencidos de que muitas pessoas não percebem o quão difundido o falso ensinamento está em nossos dias. Elas simplesmente vão à igreja ou aceitam ser membros da igreja e falham em ter discernimento espiritual com respeito ao que é ensinado pelo pastor, pregador ou outro "sacerdote". Elas meramente assumem que tudo está bem; caso contrário, o quartel-general denominacional certamente não empregaria uma pessoa em particular para representar sua doutrina publicamente. Esta é uma atitude desgraçadamente perigosa a sustentar, uma que nos conduzirá de forma desencaminhada e para dentro do erro. Alguns destes erros podem ser excessivamente arriscados e conduzirão ambos mestre e ouvinte à condenação eterna! Jesus nos advertiu sobre os farise

O natal por Ed René kivitz

O Natal não é um só: um é o Natal do egoísmo e da tirania, outro é o Natal da abnegação e da diaconia; um é o Natal do ódio e do ressentimento, outro é o Natal do perdão e da reconciliação; um é o Natal da inveja e da competição, outro é o Natal da partilha e da comunhão; um é o Natal da mansão, outro é o Natal do casebre; um é o Natal do prazer e do amor, outro é o Natal do abuso e da infidelidade; um é o Natal no templo com orquestra e coral, outro é o Natal das prisões e dos hospitais; um é o Natal do shopping e do papai noel, outro é o Natal do presépio e do menino Jesus. O Natal não é um só: um é o Natal de José, outro é o Natal de Maria; um é o Natal de Herodes, outro é o Natal de Simeão; um é o Natal dos reis magos, outro é o Natal dos pastores no campo; um é o Natal do anjo mensageiro, outro é o Natal dos anjos que cantam no céu; um é o Natal do menino Jesus, outro é o Natal do pai dele. O Natal de José é o instante sublime quando toma no colo o Messias. A partir daquela primei