terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma voz diferente em Copenhague

Enquanto líderes/representantes de vários países defendem planos e estratagemas plausíveis, ou mirabolantes, para conter o aquecimento global e suas consequências, o ambientalista cético dinamarquês Bjorn Lomborg diz que o acordo em Copenhague só levará a novas decepções e que o mundo deveria se preocupar mais em resolver o problema da fome dos países pobres.
 
 
citação Bjorn Lomborg
 
 
Bjorn Lomborg [Wikimedia Commons] Autor de “O Ambientalista Cético” (Campus, 2002), o dinamarquês Bjorn Lomborg acredita que um esforço mundial para cortar emissões de gases do efeito estufa no curto prazo é um gasto errado de recursos – seria mais útil, argumenta, investi-los em outros problemas igualmente graves e de mais fácil solução, como a desnutrição nos países pobres, e promover formas alternativas de energia para evitar lançar carbono na atmosfera.
 
Sua posição, é claro, não é bem vista por muitos ambientalistas. Apesar de discordar do que se está negociando na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15), Lomborg tem surfado na onda das discussões sobre o efeito estufa e ganho mais notoriedade com o evento. Professor adjunto da Copenhagen Business School, o doutor em ciência política dirige ainda o Copenhagen Consensus Centre. Esta organização divulga a idéia de que as discussões em torno dos cortes de emissões de carbono têm sido uma perda de tempo – opinião expressa, inclusive, em outdoors instalados em Copenhague em plena COP 15.
 
O senhor argumenta que o aquecimento global não deveria ser uma prioridade porque não pode ser resolvido rapidamente. O que deveria ser prioridade da comunidade internacional?
 
É importante dizer que acho que o aquecimento global deveria ser uma prioridade, mas não a maior delas. Isso porque sabemos que, se for para gastar dinheiro, podemos fazer muito mais bem à humanidade colocando-o em coisas básicas, como desnutrição, saneamento básico e acesso à água potável, entre outras. Ao investir o dinheiro na questão climática como fazemos agora, provavelmente faremos muito pouco bem para cada dólar gasto.
 
 
 
Leia também:
Website do Bjorn [em inglês]
■ Dica: busque no Google pelo nome do ambientalista e veja mais coisas sobre ele!
Cobertura da COP 15 [post aqui do Mural com links de vários sites que sobre o evento]

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails